Escola do Estado em Caraúbas vence Prêmio Estadual de Gestão Escolar


Caraúbas - A Escola Estadual Antônio Carlos, de Caraúbas, ficou em  primeiro lugar no Prêmio Estadual de Gestão Escolar, realizado pela  Secretaria Estadual de Educação. Como prêmio, a Escola vai receber R$  6 mil em dinheiro e a diretora Luzinete Jerônimo Fernandes vai fazer  um intercâmbio pedagógico de 30 dias nos Estados Unidos. 


Ao vencer o prêmio estadual em 1º lugar, a Escola Antônio Carlos,  segundo a Supervisora Pedagógica Risoleide Oliveira, está automaticamente  inscrita no Prêmio Nacional de Gestão Escolar. A Escola Antônio  Carlos, com 102 anos de existência, atualmente têm 614 alunos  matriculados no ensino fundamental e EJA. São 51 professores, técnicos  e ASGs.

Para vencer o Prêmio Estadual de Gestão Escolar, Risoleide Oliveira  explicou que foi feita uma auto-avaliação das atividades pedagógicas e  administrativas da escola. “Também demonstramos como foram empregados  os recursos do Caixa Escolar e seus resultados práticos com  fotografias, reportagens e depoimentos de alunos e pais de alunos”,  explica Risoleide Oliveira.

Risoleide Oliveira disse que a gestão da escola, o empenho dos  professores e a dedicação dos alunos, tornaram a escola com Índice de  Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 4.2, ou seja, acima da  média nacional e a melhor do município de Caraúbas. “A nossa meta é  chegar subir o IDEB para 5.6 logo nos próximo ano e vamos conseguir”,  diz. 

A coordenadora do “dossiê” destacou que a documentação foi entregue na  Secretaria Estadual de Educação. Em seguida os técnicos da Secretaria  de Educação visitaram a escola. Durante a visita, os técnicos  avaliaram os professores e observaram os alunos, assim como checaram  as informações que estavam na documentação do dossiê.

Esta semana saiu o resultado e a Escola Antônio Carlos ficou em  primeiro lugar. “Agora vamos concorrer o Prêmio Gestão Escolar  Nacional. Estão todos empolgados”, diz Risoleide Oliveira. A diretora  Luzinete Jerônimo Fernandes se diz feliz e disposta a colaborar com  outras iniciativas que traga benefícios reais a comunidade escolar do  município de Caraúbas.

Destacou que no dia 12 próximo vai a Secretaria de Educação em Natal  receber as orientações sobre o período de 12 de outubro a 12 de  novembro próximo que vai está nos EUA. Durante o intercâmbio nos  Estados Unidos, a diretora vai apresentar como é feita a educação na  Escola Antônio Carlos e vai aprender como é a educação nos Estados  Unidos. 

O prêmio conquistado pela Escola Estadual Antônio Carlos foi comentado  pelo promotor de Justiça Claudio Onofre. “Desde 2002 quando trabalhei em  Caraúbas essa escola "tinha cara" de colégio particular de Natal. A  qualidade do ensino era visível”, destaca o promotor de Justiça, que  atualmente desenvolve suas funções na Promotoria de Justiça de Natal.

O Governo do Estado gostou tanto do trabalho realizado pelos  professores na Escola Antônio Carlos, em Caraúbas, que decidiu ampliar  a premiação destinada à escola pela conquista do prêmio. Além dos R$  6 mil e o intercâmbio nos Estados Unidos, a Secretaria anunciou que  vai construir uma quadra de esportes coberta e instalar uma sala de  multimídia.

Gidel de Morais/Jornalista Chico Costa

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem