Mossoró, Caraúbas, Felipe Guerra e Apodi são considerados de maior incidência em doença de Chagas

Ciclo da Doença de Chagas
OESTE - A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica realiza, entre os dias 25 e 26 de julho, em Mossoró, uma capacitação para manejo clínico da Doença de Chagas.

A capacitação está sendo realizada no auditório da II Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), para 52 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros. No Brasil, dezoito estados são considerados área endêmica da Doença de Chagas e o Rio Grande do Norte está entre eles. Os municípios de Pau dos Ferros, Mossoró e Caicó são considerados áreas endêmicas no Rio Grande do Norte.

De acordo com a técnica da Vigilância de Doença de Chagas da Sesap, Vânia Brito, estas áreas são consideradas endêmicas porque apresentam condições ambientais propícias para a sobrevivência do vetor transmissor, o inseto barbeiro.

Em 2011 foram notificados 30 casos da Doença de Chagas no Rio Grande do Norte. Destes números, oito casos estão registrados na II Ursap, com sede em Mossoró.

PROGRAMAÇÃO
 Dia 25 - De 9h30m as 11h30m as técnicas do Programa de Controle da Doença de Chagas da Sesap, Vânia Brito e Marley Lima abordarão os temas “Vigilância Epidemiológica de Doença de Chagas Aguda e Crônica”. À tarde das 14h às 15h30m os técnicos do Programa de Controle da Doença de Chagas da II Ursap, Roberto Paiva e Maria Cosme de Morais Araújo falarão sobre a “Vigilância Entomológica da Doença de Chagas”.

Dia 26 – De 9h15m às 10h “Aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento da doença de Chagas”, pela médica infectologista do Hospital Giselda Trigueiro, Eliana Tomaz. À tarde das 14h às 15 “Manejo clinico da cardiopatia chagásica”, pelo cardiologista Sylton Melo.

MUNICÍPIOS DE ALTO RISCO EM DOENÇA DE CHAGAS NA II URSAP
Segundo o coordenador do Programa de Controle da Doença de Chagas da II Ursap, Roberto Paiva os municípios de Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra e Mossoró são considerados de alto risco em doença de Chagas.

“Em 2011 18 pacientes receberam o benznidazol ou Rochagan (medicamento disponível para o tratamento específico da doença de Chagas), mas isto não significa dizer que só existam 18 pessoas chagásicas na região”, informa Roberto Paiva.

A DOENÇA
A Doença de Chagas é uma infecção humana causada pelo protozoário flagelado  Trypanosoma cruzi (T. cruzi) e transmitida pelo vetor triatomíneo conhecido como “barbeiro”, “bicudo” ou “procotó”.

Febre, mal-estar, diarréia, vômitos, dores de cabeça, inflamação e dor nos gânglios são alguns sintomas. O tratamento é feito com medicação específica, dada sob acompanhamento médico nos hospitais, e deve ser mantida, no mínimo, por um mês.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social
______________________________________________________ 
BOUTIQUE L&S CALÇADOS E ACESSÓRIOS

A loja L&S é referência na cidade de Caraúbas e conta com modernas instalações, uma equipe por dentro das últimas tendências da moda e altamente treinada para atender aquelas que buscam estilo, sofisticação e acima de tudo, os melhores preços. 

Além de calçados femininos e masculinos, a L&S também oferece a seus clientes bolsas, artezanas, peças íntimas, bijouterias e acessórios, e trabalha com as melhores marcas do mercado.

Entre em contato com nossa loja através do Tel: 84 – 3337-2418. Localizado na rua Getúlio Vargas, 205 – Centro – Caraúbas.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem