Técnicos da II Ursap e enfermeiros participaram de reunião na II Ursap para discutir a introdução da vacina hepatite A no calendário nacional de vacinação


A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Imunizações realizou terça-feira (29), às 9h, no auditório da unidade de saúde uma reunião para discutir a introdução da vacina adsorvida hepatite A (inativada) no Calendário Nacional de Vacinação em 2014 direcionada aos enfermeiros e vacinadores do Programa Municipal de Imunizações dos municípios da jurisdição da II Ursap. Coordenam o evento a referência do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, enfermeira Milene Pinto Rosado e os técnicos Jorge Mota e Lucinete Almeida.

“A vacina Hepatite A é injetável, inativada, purificada, altamente eficaz e é ministrada via intramuscular, com esquema da dose única”, explica a referência do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, enfermeira Milene Pinto Rosado. 

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) irá monitorar a situação epidemiológica da hepatite A, visando a definição de inclusão ou não de uma segunda dose desta vacina no calendário da criança. A vacina Hepatite A não deve ser administrada por via intravenosa, intradérmica ou subcutânea.

 “A hepatite A é doença habitualmente benigna na infância e de incidência frequente e precoce nas populações de baixa renda que vivem em más condições de saneamento básico. Todavia, em regiões que apresentam melhores condições de saneamento, estudos têm comprovado que a incidência se desloca para faixas etárias mais altas (adolescentes, adultos e idosos), nos quais a infecção é frequentemente sintomática e eventualmente grave”, disse a enfermeira Milene Pinto Rosado. 

Contágio
A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato  inter-humano, ou por meio de água e alimentos contaminados. Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados. A disseminação está relacionada com a infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene praticadas.
A hepatite A apresenta alta prevalência nos países com precárias condições sanitárias, socioeconômicas e constituem um importante problema de saúde pública no Brasil. Os dados epidemiológicos nacionais evidenciam padrão de distribuição universal e magnitude que varia de região para região. Para o Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que ocorram 130 casos novos/ano por 100 mil habitantes e que mais de 90% da população maior de 20 anos tenha tido exposição ao vírus e o país é considerado área de risco para a doença.

 Segundo a técnica do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Lucinete Almeida o Ministério da Saúde introduzirá no calendário nacional de vacinação esta vacina para crianças a partir de 12 meses até menores de 2 anos (1 ano, 11 meses e 29 dias) e será disponibilizada a partir agosto de 2014 e a meta de cobertura vacinal é de 95%. 

“As doses da vacina adsorvida hepatite A (inativada) já estão na II  Ursap  e a partir do mês de agosto,  passa a fazer parte do calendário básico de vacinação e estará disponível nos postos de vacinação e unidades básicas de saúde de todos os municípios de nossa jurisdição”, disse o técnico do setor de logística do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Jorge Mota.

______________________________________________________

Vai fazer um evento? Conheça a Etiene Salgados


Aqui você encontra o melhor em Pastel frito, Pastel de Forno, Empadas, Salgados e Doces, Bolinhos, Coxinhas e etc.

Faça uma visita e comprove o que estamos falando! Rua Francisco Fernandes, 95 – No centro de Caraúbas ou ligue para (84) 9631-8947 ou 9111-4649 e comprove que o melhor você encontra aqui!

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem