Evento na II Ursap discute normas sobre o Concurso Cultural de Filmes “1 Minuto, Por Favor”


A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou quarta-feira (20), no auditório da unidade de saúde, das 8h às 12 horas, uma reunião direcionada aos diretores de escolas estaduais e coordenadores municipais do PSE. O objetivo do evento foi discutir o edital do  Concurso Cultural de Filmes “1 Minuto, Por Favor” e a apresentação do “Novo Guia Alimentar para a população brasileira”.

A Comissão Organizadora do evento foi composta pelo coordenador do Núcleo Técnico da II Ursap, Thiago Medeiros de Souza; pela coordenadora do Programa Saúde do Homem,  assistente social e enfermeira da II Ursap, Lúcia Oliveira;  pela coordenadora regional do PSE/II Ursap, Clivaneide Dantas; pelo assessor de comunicação social, Abdias Duque de Abrantes e pelo cerimonialista, Erialdo Rebouças. Estiveram presentes ao evento a técnica pedagógica da 12ª - Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes em Mossoró (DIRED), Auxiliadora Teixeira; a coordenadora do PSE da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, Aline Samara Fernandes de Oliveira e as nutricionistas da Diretoria Regional de Alimentação Escolar (DRAE), Raíssa Carla Pascoal Pereira e Raissa Melo. 

O coordenador do Núcleo Técnico da II Ursap, Thiago Medeiros de Souza fez uma explanação sobre o Concurso Cultural de Filmes “1 Minuto, Por Favor”, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação - SIEC e da Subcoordenadoria de Ações de Saúde – SUAS, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec). A ação consiste na escolha de 08 (oito) filmes, sendo 01 (um) filme por cada Região de Saúde do Estado. Os filmes deverão ter um minuto (60 segundos) de duração, incluindo os créditos, e devem versar sobre “Alimentação Segura e Saudável”, preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estão aptos a participar deste concurso: estudantes do ensino médio das escolas públicas do Estado do Grande do Norte pactuadas no Programa Saúde na Escola, natas ou naturalizadas brasileiras, com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de encerramento das inscrições, ou ser menor de idade autorizado pelo representante legal. As inscrições terminam as 23:59 h (horário de Brasília) do dia 14 de Junho de 2015. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet pelo site www.saude.rn.gov.br.  O Download dos documentos anexos que deverão ser preenchidos, assinados, digitalizados e enviados para o e-mail 1minutoporfavor2015@gmail.com. 

O filme, de cada Região de Saúde, que atingir a maior pontuação, será premiado com 01 (um) aparelho tablet. Serão premiados 08 (oito) filmes, tendo em conta que o Estado do Rio Grande do Norte está dividido em 08 (oito) Regiões de Saúde. Os aparelhos tablet serão doados pelo Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde – LAIS, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Segundo Thiago Medeiros de Souza o objetivo deste concurso é provocar a reflexão e incentivar práticas alimentares saudáveis, no âmbito individual e coletivo, como forma de promover a saúde e o bem estar das populações no Rio Grande do Norte. Existem cerca de 42 escolas do Rio Grande do Norte cadastradas no Programa Saúde na Escola (PSE), sendo 13 de Mossoró. Informações e orientações poderão ser obtidas por meio do número telefônico: (84) 3232-2579 ou (84) 3232-2580. 

Guia Alimentar para a População Brasileira:
A nutricionista da VI Diretoria Regional de Alimentação Escolar (DRAE), Raissa Melo falou sobre o novo Guia Alimentar para a População Brasileira lançado pelo Ministério da Saúde. 

Segundo a nutricionista Raissa Melo, a intenção do Guia Alimentar é promover a saúde e a boa alimentação, combatendo a desnutrição, em forte declínio em todo o país, e prevenindo enfermidades em ascensão, como a obesidade, o diabetes e outras doenças crônicas, como AVC, infarto e câncer. 

“Apesar da intensa redução da desnutrição em crianças, as deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica ainda são prevalentes em grupos vulneráveis da população, como em indígenas, comunidades quilombolas e crianças e mulheres que vivem em áreas carentes”, disse Raissa Melo. 

“O guia é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação segura, saudável e sustentável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e também em outros setores”, assegura a nutricionista. 

Além de orientar sobre qual tipo de alimento comer, o Guia Alimentar para a População Brasileira traz informações de como comer e preparar a refeição, e sugestões para enfrentar os obstáculos do cotidiano para manter um padrão alimentar saudável, como falta de tempo e inabilidade culinária. O Guia Alimentar para a População Brasileira é um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias, comunidades e da sociedade brasileira. É uma ferramenta de educação alimentar e nutricional e se insere dentro da estratégia global de promoção da saúde, do enfrentamento e do excesso de peso, que já atinge mais da metade da população brasileira.

Por: Abdias Duque de Abrantes
______________________________________________________ 
A MELHOR DROGARIA DA CIDADE
DROGARIA WILSON: "UMA FARMÁCIA EM QUE SUA SAÚDE ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR".
Servindo o melhor para você - medicamentos e perfumaria em geral aceitamos cartões de débito e crédito. Organização Dodora Oliveira Tel.: 3337-2264.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem