Pré Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão social foi realizada em Caraúbas


PRÉ-SEADIS (Pré Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão social) aconteceu durante manhã e tarde deste quinta-feira (25), no Centro de Convivência do Campus Caraúbas da Universidade Federal do Semi Árido, reuniu os servidores das Redes Municipais e Estaduais da Educação, como também os Programas assistenciais CRAS, CREAS, APAE e outros. Este seminário teve como objetivo trazer ao contexto regional a ampliação de conhecimentos e debates acerca das questões de acessibilidade, inclusão social, diversidade, cidadania e movimentos sociais.

O Seminário iniciou por volta das 08:30 da manhã com apresentação cultural do aluno Iuri Raielly e a tarde o show cultural ficou com os jovens Diego Santiago e Rubens Rebouças com interpretações das músicas em Libras por alunos do curso de Libras.

Estava presente para recepcionar os inscritos o Diretor Daniel Freitas Freire do Campus Ufersa Caraúbas. Além do diretor alguns convidados foram chamados para compor a mesa no período da manhã; como a professora Dra. Luciana Mafra representante da CAADIS, Profª Maria Ireide Menezes subsecretária administrativa (representante do Secretário Municipal Robenildo Lima) a profª Mônica Menezes vice diretora da Escola Estadual Antônio Carlos e o professor.

Ivanildo Costa vice diretor da Escola Estadual Sebastião Gurgel como também educador da Sala do AEE na Escola Municipal Leônia Gurgel, e a profª Maria Elizabeth Câmara subsecretária pedagógica do Município.

De início o diretor Daniel discorreu sobre sua satisfação de vê parte de servidores presentes, pois, observa que de fato estão interessados em discutir um assunto tão importante que é a inclusão. 

A parte da manhã a palestra ficou assim: Doutora Luciana Mafra que falou sobre as Políticas Públicas e Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; em seguida o Doutor Michael Magno representante da UAB que discutiu sobre os Direitos vigentes da Lei para os deficientes, falou ainda que a dificuldade que as famílias enfrentam para levar seus filhos à escola para estudar em escolas regulares. Muitas vezes no ato da matrícula já inicia a discriminação por parte do administrativo em colocar obstáculos no tocante a matricula da criança com necessidade especial. Onda as famílias muitas vezes ficam pensando onde está a inclusão que é tão divulgada dentro da própria escola. Falou ainda dos direitos da pessoa com deficiência, os direitos perante a lei vigente no país para cada pessoa com necessidade especial pois fazem parte da diversidade. 

Para encerrar o bloco de palestras da manhã foi convidado para dinamizar o evento e encerrar com muita descontração, foi convidado o grupo de teatro Arruaça da cidade de Mossoró que arrancou sorrisos e aplausos com cordéis bem animados onde conduziram de forma lúdica.

A tarde para as palestras ficou como mediador da mesa o prof. Dr. Vicente de Lima da UFERSA que foi ao longo do evento convidando cada palestrante para interagir com a plateia. De início foi convidado o Professor Mestre Luiz Gomes (UFERSA) que falou da “Inclusão e diversidade na escola: tarefa do dia e do século. Em seguida a profª Niáscara Walesca que discorreu sobre: ”surdos em sociedade eu também faço parte”. Já a profª Dra Simone Rocha debateu sobre: Expectativas profissionais frente a pessoa com deficiência: para onde olhar? E por fim o assistente social Iago Henrique de Mossoró falou sobre a diversidade sexual e de gênero.


























































































































































































































0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem