![]() |
Fotos Moraes Neto - Agência Sebrae |
As oportunidades e os desafios do segmento foram discutidos até esta sexta-feira (18), em Fortaleza (CE), durante II Congresso AQUINordeste. O evento faz parte do projeto, desenvolvido pelo Sebrae desde 2013 em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, para traçar um panorama da atividade na região Nordeste e implementar tecnologias e inovações com o objetivo de aumentar a produtividade de espécies aquáticas.
O projeto AQUiNordeste é coordenado pelo Sebrae nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Bahia, Alagoas, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão. A iniciativa também busca o fortalecimento da cadeia produtiva, com destaque para a criação de 28 unidades demonstrativas que cultivam ostras, tilápia e tambaqui.
No evento, o Rio Grande do Norte apresentou os principais resultados dos trabalhos desenvolvidos com tilápias, nas regiões de Touros e Apodi, e ostras da região de Tibau do Sul. De acordo com o gestor do AQUINordeste no RN, Marcelo Medeiros, foram apresentados os resultados de estudos na área de ostreicultura. Um deles está relacionado à produção de sementes – já que, dentro do projeto, é uma das atribuições do Rio Grande do Norte – que foram testadas em diferentes estuários e registraram excelentes índices de desenvolvimento em períodos curtos.
A equipe de consultores e pesquisadores potiguares também demonstrou a viabilidade de sistemas de rastreamento do molusco, através de tags e etiquetas, para garantir a procedência e controle de origem da ostra comercializada em diferentes regiões. “Com esses sistemas, podemos garantir que uma ostra consumida em São Paulo foi desenvolvida, por exemplo, no estuário da lagoa de Guaraíras. Isso dá mais segurança para o consumidor”, exemplifica Marcelo Medeiros.
Durante o encontro, foram lançadas nove publicações voltadas para a produção de tilápia, tambaqui, ostras e sobre o licenciamento da atividade. A programação do congresso contou mesas-redondas, palestras e painéis, abordando temas como boas práticas e manejo para a produção de tilápia, rastreabilidade e boas práticas na ostreicultura, desafios da legislação para a atividade, dentre outros.
Um dos destaques foi a palestra de John Jensen, da Universidade Auburn de Piscicultura e Ciências Aquáticas (estado do Alabama/EUA), intitulada 'A importância da extensão rural para o desenvolovimento da Aquicultura', que abordou os métodos educacionais mais eficazes que podem ajudar na adoção de mudanças de mentalidade que levam ao desenvolvimento local de comunidades a partir da aquicultura. O evento ocorreu no Hotel Oásis Atlântico, Beira Mar em Fortaleza-Ceará, tem o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas da atividade na região, garantindo a competitividade e sustentabilidade.
Mercadinho O Esquinão Rede 10: "Melhores Preços e Melhor Atendimento"
Mercadinho O Esquinão Rede 10, oferece aos seus clientes amplas instalações, os melhores preços e o melhor atendimento da cidade com uma variedade em mercadorias, como: materiais escolares, gêneros alimentícios, perfumaria, e utilidades em gerais. Venham fazer uma visita.
Localizado no cruzamento das Ruas Cel. Luiz Inácio com João Gomes de Oliveira, centro – Caraúbas/RN.
Contato: (84) 3337-2161 ou 9988-0500
Organização: João Maria e Loura.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)