Hoje Apanha Peixe completa 277 anos, veja a história desta comunidade


Quem conhece, nunca esquece! Comunidade do Apanha Peixe, na zona rural de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, criada pela família Nogueira, depois de um grande confronto entre os índios Tapuias Paiacus. O site Icém Caraúbas conta um pouco desta história, confira:

Antes de receber o nome de Apanha Peixe, era apenas uma fazenda do século XVIII, do proprietário Manoel Nogueira, que era considerado muito rico e que junto com sua família obtiveram sete datas de terra no município de Apodi ou melhor “na Ribeira do Apodi”, com cada um medindo três léguas de cumprido por uma de largura.

Data de terra, que se tornou usual no século XVIII, eram porções de terra concedidas pela coroa aos súditos com a obrigação de povoar e cultivar a terra e isso Manoel Nogueira foi o primeiro povoador da localidade que no futuro iria se chamar de Apanha Peixe.


Na Ribeira do Apodi, Manoel Nogueira, conseguiu construir uma grande fazenda de gado e de escravos, onde ao leste da lagoa, ele construiu um grande forte para se defender dos constantes ataques dos índios.

O forte passou a ser muito conhecido na época, tanto pelo poder econômico do proprietário, como pela estrutura e recebeu o nome de "Tapera Velha", que para muitos esse foi o primeiro nome dado ao local, ou seja, o primeiro nome da comunidade do Apanha Peixe.

Após a colonização de Apodi, que teve início, com a concessão de sesmarias, em 19 de abril de 1680, os irmãos Manoel Nogueira Ferreira e João Nogueira, que ali se estabeleceram com fazendas agropecuárias, e que neste período Matias Nogueira, João Nogueira e Baltazar Nogueira, fundadores do Apodi, participaram de um grande conflito com os índios no dia 9 de agosto de 1688, no Forte Tapera Velha. Durante o confronto, os índios deixaram morto Baltazar Nogueira, às margens da lagoa, que no futuro receberia o nome de Apanha Peixe. Os irmãos Nogueira e seus familiares foram obrigados a abandonar suas propriedades, só regressaram anos depois, sendo Manoel Nogueira nomeado capitão-mor.

Já no ano de 9 de maio de 1740, as terras que ficavam nas proximidades do Forte “Tapera Velha”, começaram a serem demarcadas as datas de Sesmaria do Apanha Peixe, que foram requeridas por Margarita de Freitas e Antônia de Freitas, no lugar denominado de "Tapera Velha" ao leste da Lagoa Apanha Peixe para o lado do Pacó, na zona rural de Apodi.

Após a demarcação, em 29 de julho de 1751, a localidade foi dividida em duas partes, quando capitão Manoel Carvalho de Azevedo comprou as terras e nesta época começou a se chamar "Apanha Peixe de Fora", que é hoje o atual Apanha Peixe que conhecemos, já a outra parte continuou sob o domínio da poderosa família Nogueira.

O nome de Apanha Peixe, segundo a tradição oral, vem do fato que quando o vento soprava fazia ondas nas águas, e jogava os peixes fora, naquela época não existiam redes para pegar os peixes, e quando eles ficavam fora da água o povo gritava "Apanha Peixe!", e tão grande era a pescaria que se realizavam a mão sem auxílio de qualquer outra armadilha, que veio para a lagoa, o sugestivo nome de "Apanha-Peixe".

Outro fato que marcou a comunidade foi no dia 12 de junho de 1927, foi nesta data que o temido Lampião e seu bando de passagem para Mossoró, fizeram rápida parada naquela lagoa aonde banharam os seus animais, encheram suas moringas d’águas e em seguida fizeram José Paulino Bezerra, mais conhecido como "O Velho Pequeno" como refém. Segundo os mais velhos, apesar da pisa que "Pequeno" sofreu, ele não entregou nenhum vintém de suas economias aos bandidos.













Caraúbas agora tem uma nova opção para você realizar seus exames laboratoriais

O LabVida laboratórios, realizamos exames de hematologia, uroanálises, bioquímica, parasitologia, hormônios, imunologia, DNA e muito mais. Contamos com excelentes profissionais, agilidade nos resultados e os mais modernos equipamentos para melhor atender você.
Você também tem a opção de receber seus exames pela INTERNET. Venha conhecer nossos serviços. Localizado Na praça Reinaldo Pimenta nº 292 no centro da cidade, telefone 3337-3456 ou 9845-7456 . LabVida laboratórios, qualidade e compromisso com a sua saúde.

Bioquímico Responsável: João Batista Morais Marinho CRF/RN - 2758
Funcionamos de segunda á sexta das 06:30 ás 17:00.
Venha realizar seu orçamento! 


Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem