Vigilância Sanitária do RN alerta à população sobre o risco do consumo de água não tratada

ICÉM CARAÚBAS | GIDEL DE MORAIS | 21 DE MAIO DE 2018 - 19:27HS


Por: Abdias Duque de Abrantes

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio  da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) e da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa-RN) faz um alerta à população sobre o risco do consumo de água não tratada, que pode ocasionar danos à saúde. A Suvisa é o órgão regulador que previne, elimina os riscos à saúde pública e esclarece o consumidor sobre os produtos aptos a circular no mercado.
As melhores empresas da região anunciam
no site Icém Caraúbas

De acordo com a sanitarista e engenheira de alimentos do Núcleo de Vigilância Sanitária da II Ursap, Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel, no Estado do Rio Grande do Norte existem 25 marcas de água mineral e mais 14 marcas de água adicionada de sais e duas empresas de águas envasadas, sendo uma mineral e outra adicionada de sais produzidas fora do RN que estão habilitadas a comercializar seus produtos no território norte-rio-grandense. 

Apenas as classes água mineral natural, água natural e água adicionada de sais são reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e depois de captadas na fonte devem ser submetidas a um processo industrial finalizado pelo envase, rotulagem e vedação com tampa e lacre.

Diferença entre água mineral e água adicionada de sais
Segundo a engenheira de alimentos do Núcleo de Vigilância Sanitária da II Ursap, Teresa Emanuelle Pinheiro Gurgel água mineral é aquela obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas, ou seja, poços perfurados para extração de água. Para fins de saúde não há diferença entre a água de uma fonte natural ou de extração subterrânea. Os dois tipos respeitam o mesmo padrão de qualidade. 

“Água adicionada de sais é uma água própria para consumo humano que recebe a adição de pelo menos 30mg/L e deve ser adicionada de pelo menos um dos seguintes sais, de grau alimentício: bicarbonato de cálcio, bicarbonato de magnésio, bicarbonato de potássio, bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio, carbonato de magnésio, carbonato de potássio, carbonato de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, cloreto de sódio, sulfato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de potássio, sulfato de sódio, citrato de cálcio, citrato de magnésio, citrato de potássio e citrato de sódio”, disse a engenheira de alimentos. 

 “É fundamental esclarecer a população sobre as águas envasadas  e que existe um risco do consumo de água não tratada, a qual pode  ocasionar  doenças de veiculação hídrica,  aquelas causadas pela presença de microrganismos patogênicos, como cólera,  leptospirose, diarreias,  amebíase, giardíase, gastroenterite, febres tifoide e paratifoide e hepatite infecciosa. entre outras”, disse a médica veterinária e auditora fiscal da Vigilância Sanitária da II Ursap, Edna Rebouças. 

“Os consumidores que observarem alguma irregularidade quando adquirirem o produto devem comunicar imediatamente aos órgãos que atuam na vigilância sanitária no estado e municípios de forma a preservar a qualidade do produto e a saúde do consumidor” alerta a auditora fiscal da Vigilância Sanitária. 

LISTA DE ÁGUAS ENVASADAS NO RN 

ÁGUAS  MINERAIS  NATURAIS 
Paraíso, Vivara, Cristalina de Natal, Santos Reis, Fonte Clara, Gotas de Cristal, Blanca, Sublimar, Savalle, Inamar, Potiguar, Santa Maria, Santa Júlia, Parati, Natal, Rio Grande, San Ville, Cristalina do Oeste, Diamante do Vale, Cristalina de Apodi, Vitória,  Fonte Pura, Ster Bom e Nina. 
ÁGUAS  ADICIONADAS DE SAIS
Água Mais, Purileve, Manara, Super Pura, Amana, Natal do Vale, Lara, Clara,  Água do Céu, Santa Cruz, Santa Clara, Moriá, Manancial  e Acquaçu. 
ÁGUAS  HABILITADAS
Indaíá e Crislanina do Vale. 



Mercadinho O Esquinão Rede 10: "Melhores Preços e Melhor Atendimento"


Mercadinho O Esquinão Rede 10, oferece aos seus clientes amplas instalações, os melhores preços e o melhor atendimento da cidade com uma variedade em mercadorias, como: materiais escolares, gêneros alimentícios, perfumaria, e utilidades em gerais. Venham fazer uma visita.

Localizado no cruzamento das Ruas Cel. Luiz Inácio com João Gomes de Oliveira, centro – Caraúbas/RN.

Contato: (84) 3337-2161 ou 9988-0500 
Organização: João Maria e Loura.




Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page



0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem