"Operação Varredura" da Cosern desativa 30 gatos de energia que abasteciam 150 residências de forma irregular no Oeste do RN



"Operação Varredura" da Cosern desativa 30 gatos de energia que abasteciam 150 residências de forma irregular no Oeste do RN

A Cosern realizou, na última 6ª feira (18), com apoio da Polícia Militar, mais uma etapa da “Varredura”, operação que desde janeiro de 2018 identifica e desativa ligações clandestinas (o popular “gato”) em estabelecimentos comerciais e residências em todo estado.

Desta vez, a operação “Operação Varredura” foi realizada no município de Areia Branca, na região Oeste, e a Cosern identificou e desligou 30 ligações clandestinas que abasteciam 150 residências na cidade. Equipes técnicas da Cosern retiraram aproximadamente 4 mil metros de fios irregulares utilizados pelos eletrotraficantes para realizar as ligações clandestinas.

O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena pode chegar a 04 anos de reclusão. Além de crime, a fraude representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A infração também provoca perturbações no fornecimento de energia e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

O longo de todo o ano de 2018, a Cosern conseguiu recuperar, por meio da “Operação Varredura” quase 22 mil MWh de energia que estava sendo furtada por “gatos” – quantidade suficiente para abastecer os 17 municípios da região do Seridó durante 30 dias.

A “Operação Varredura” vai continuar sendo feita mesmo nas cidades nas quais as equipes da Cosern já fizeram as fiscalizações. A Cosern reforça o apelo para que a população denuncie as irregularidades, de forma anônima e gratuita, pelo site (www.cosern.com.br) ou pelo telefone 116.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem