Banco Central mantém juros básicos no menor nível da história - Icém Caraúbas Banco Central mantém juros básicos no menor nível da história - Icém Caraúbas
  • ULTIMAS

    Seguidores

    Banco Central mantém juros básicos no menor nível da história

    Banco Central mantém juros básicos no menor nível da história

    Pela nona vez seguida, o Banco Central (BC) não alterou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 6,5% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

    Com a decisão de hoje (8), a Selic continua no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018.

    A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em março, o indicador fechou em 4,58% no acumulado de 12 meses. O índice subiu pressionado por alimentos e transportes. O IPCA de abril só será divulgado em 10 de maio.

    Para 2019, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceu meta de inflação de 4,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não poderá superar 5,75% neste ano nem ficar abaixo de 2,75%. A meta para 2020 foi fixada em 4%, também com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.

    Inflação
    No Relatório de Inflação divulgado no fim de março pelo Banco Central, a autoridade monetária estima que o IPCA encerrará 2019 em 3,9% e continuará baixo até 2021. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,04%.

    Crédito mais barato
    A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica. No último Relatório de Inflação, o BC projetava expansão da economia de 2% para este ano. Segundo o boletim Focus, os analistas econômicos preveem crescimento de 1,49% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) em 2019.

    A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.
    infografia_selic

    Agência Brasil






    JH Manutenções: A melhor formatação e manutenção em computadores da região


    O JH Manutenções é uma empresa de Assistência Técnica de Informática, especializada no conserto e manutenção de computadores, bem como formatação completa, instalação de programas, instalação de jogos e aplicativos variados. Especializado em configuração de redes e muito mais.

    Além da garantia de 30 dias na formatação, JH Manutenções realiza um trabalho que tranqüiliza os seus clientes, salvando todos os seus documentos, como: fotos, vídeos, musicas e etc. antes de formatar. 

    Aqui você não perde nada, todos os seus arquivos serão salvos.

    Organização: João Honorato Alves 

    Rua Elizio Fernandes s/n pertinho da Capela de  Santo Antonio, no bairro Leandro Bezerra – Caraúbas/RN 



    Tel.:  84 3337-2438 e 96076010 






    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Banco Central mantém juros básicos no menor nível da história Rating: 5 Reviewed By: Icém Caraúbas
    Scroll to Top