Seap e Senai levam cursos profissionalizantes a internos do sistema penal do RN



Internos da Cadeia Pública de Ceará-Mirim Dinorá Simas começaram essa semana os cursos profissionalizantes de Eletricista Instalador Predial e de Instalador Hidráulico e Sanitário. As ações fazem parte da política de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) para levar educação e trabalho às unidades penais. O contrato no valor de R$ 245 mil contemplará  12 turmas em 8 cursos profissionalizantes. 

O diretor da Cadeia de Ceará-Mirim, Flávio Lúcio, explicou que nessa primeira turma 23 internos participam do curso de eletricista. “O curso tem duração de 40 dias úteis e carga horária de 160 horas”, disse. Já o curso de Instalador Hidráulico contará com a participação de 27 internos. 

De segunda a sexta, dois instrutores do Senai ministram as aulas teóricas e práticas. “O curso tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas aos princípios que regem o funcionamento de instalações elétricas prediais por meio de instrumentos, ferramentas e métodos que permitam o planejamento, execução e avaliação de instalações de acordo com as normas técnicas, ambientais e de segurança”, explicou Erbson Silva Ribeiro, Instrutor de Formação Profissional do Senai. 

Ao final do curso, os aprovados receberão um Certificado emitido pelo Senai. “Além da parte teórica, vamos colocar tudo que eles aprenderam na prática na manutenção da própria estrutura da cadeia”, disse o instrutor. 

O convênio entre Seap e Senai vai ampliar os cursos profissionalizantes, principalmente os voltados à construção civil, para outras unidades do sistema prisional. Entre eles, eletricista instalador predial, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, padeiro, mecânico de automóveis, pintor de automóveis, eletricista de automóveis e lanterneiro de automóveis.

“Inclusive receberemos uma unidade móvel do Senai para melhor qualidade do curso”, falou o vice-diretor Batista Medeiros. 

A Unidade Móvel do Senai está equipada para cursos à distância e levará aos internos do sistema prisional o aparato tecnológico, laboratorial e prático dos cursos. “Ao final do curso, o aluno dominará as normas técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias. Vamos, inclusive, fazer a prática com a instalação de bebedouros e manutenções na unidade penal”, explicou o instrutor do Senai Francisco Chagas Morais. 

Todas as atividades são supervisionadas pelos agentes penitenciários de forma a não alterar a rotina de segurança da cadeia.

O Secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, ressaltou que o objetivo da Seap é levar educação e trabalho a todas as unidades do Estado. Nesse contexto, essa semana, na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, a Seap iniciou o Curso de Costureiro Industrial do Vestuário em Moda Jovem para profissionalizar 25 mulheres  que estão participando do curso pela manhã e 25 homens  que participam do curso a  tarde.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem