Apodi recebe visita da Semarh para nivelamento sobre o Projeto de Transposição do rio São Francisco

Apodi recebe visita da Semarh para nivelamento sobre o Projeto de Transposição do rio São Francisco


Na manhã desta sexta-feira (08), o secretário adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Carlos Nobre, realizou uma apresentação sobre o Projeto de Transposição do rio São Francisco (PISF), durante o 4° Fórum das Águas, no Campus do IFRN em Apodi.

Detalhando os aspectos técnicos e de logística para a chegada da água no Rio Grande do Norte, Carlos explicou que estado será beneficiado pelo Eixo Norte através de duas entradas: Na primeira, a água do São Francisco que passa por Cabrobó (PE) deve seguir até o reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeira (PB), onde está sendo construído o Ramal do Piancó, e depois será levada naturalmente pelo Rio Piranhas-Açu até entrar no Estado pelo município de Jardim de Piranhas, no Seridó. Na divisa entre o RN e PB será construído um portal de medição para medir o volume de água que entra no estado.

O PISF prevê que a segunda entrada, deve acontecer por meio da construção do chamado Ramal do Apodi, que já tem o Projeto executivo concluído, com obras orçadas em R$ 2,85 bilhões. “Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a água deve chegar no RN, pelo Rio Piranhas, no segundo trimestre de 2021, mas pelo Ramal do Apodi não existe nenhuma perspectiva, uma vez que ainda nem foi iniciado o processo licitatório para contratar a obra” frisa Nobre.

Carlos Nobre destacou ainda que o Governo do Estado vem discutindo com o Governo Federal como se dará a gestão da transposição. O Contrato que vai definir os custos envolvidos com a operação e manutenção do projeto está em negociação no âmbito da Câmara de Conciliação da AGU instaurada em Abril/2019, envolvendo os estados beneficiados.

“Uma vez por mês também é realizada uma videoconferência, liderada pela Agência Nacional de Águas, para nivelar os quatro estados beneficiados sobre tudo que aconteceu no mês anterior em relação ao PISF, desde obras, ações de gestão, assim como ações da participação dos estados nesse processo de consolidação do programa”.  

O 4º Fórum das Águas integra a programação da 3ª Feira Multissetorial do Médio Oeste, realizada pelo CDL Apodi, Prefeitura de Apodi e SEBRAE/RN.

PISF

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), executor da obra, o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) deve beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em território potiguar, 106 municípios devem ser agraciados quando o projeto estiver em plena operação.

Os dois eixos, Norte e Leste, somam 477 quilômetros de canais e estruturas. O Eixo Leste foi entregue, em março de 2017, à Paraíba e Pernambuco, e desde então vem abastecendo cerca de 1 milhão de pessoas em 38 municípios. Já o Eixo Norte, no qual o RN está inserido, está atualmente com 96%. 





Mercadinho O Esquinão Rede 10: "Melhores Preços e Melhor Atendimento"



Mercadinho O Esquinão Rede 10, oferece aos seus clientes amplas instalações, os melhores preços e o melhor atendimento da cidade com uma variedade em mercadorias, como: materiais escolares, gêneros alimentícios, perfumaria, e utilidades em gerais. Venham fazer uma visita.

Localizado no cruzamento das Ruas Cel. Luiz Inácio com João Gomes de Oliveira, centro – Caraúbas/RN.

Contato: (84) 3337-2161 ou 9988-0500 
Organização: João Maria e Loura.



Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem