Caern realiza limpeza preventiva de coletores de esgoto em Mossoró, RN

Caern em Mossoró faz limpeza preventiva de coletores de esgoto
Trabalho está sendo realizado em lugares considerados críticos na época do inverno — Foto: Divulgação/ACS Caern


Para minimizar transbordamentos de efluentes na época das chuvas, em Mossoró, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está fazendo manutenção preventiva dos coletores de esgoto. Infelizmente, o acúmulo de lixo e as ligações clandestinas, causam transbordamento de esgoto nas ruas, com maior frequência na período do inverno. Por este motivo, agora em novembro foi iniciada a limpeza dos coletores que normalmente apresentam mais transbordamentos na época das chuvas.

De acordo com o engenheiro da Unidade de Manutenção de Esgoto de Mossoró, Allysson Dionizio, a medida é para minimizar as obstruções. O ideal seria que as pessoas não fizessem ligação de água de chuva para dentro da tubulação de esgoto. A tubulação de esgoto não foi dimensionada para receber água pluvial. As ligações de água de chuva devem ser feitas na rede de drenagem da prefeitura.

Outro problema frequente é o uso inadequado da rede de esgoto. O vaso sanitário não deve receber lixo justamente porque o entupimento ocorrerá em algum ponto da rede nas ruas. Com a obstrução, ocorre o rompimento do cano e a incômoda água servida a céu aberto.  Allysson Dionizio acrescenta que durante este trabalho de limpeza dos coletores foram encontrados todo tipo de material descartado. Desde fraldas descartáveis até buchas automotivas. “É importante que a população saiba que a atitude de cada um pode provocar um dano coletivo”, reforça Allysson.

Outro ato que traz sérias consequências para a coletividade é a retirada das tampas do sistema de esgoto. Durante o período chuvoso, a água desce com força para a rede e pode provocar acidentes graves em função da força da água que desce pela tubulação.




ENSINO COM QUALIDADE É NO EDUCANDÁRIO ÊXITO COLÉGIO E CURSO


A qualidade do ensino no Educandário Êxito Colégio e Curso no município de Caraúbas tem chamado a atenção da população, principalmente, de pais e alunos que reconhecem o compromisso que cada funcionário tem em repassar conhecimento de forma criativa e dinâmica capacitando alunos para um futuro melhor.



Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page



0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem