Caraubaja da Ufersa Caraúbas fica entre os 5 melhores na competição regional da SAE Brasil



Essa semana teve comemoração em dose dupla para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. É que além do 1º lugar da equipe Cactus na competição regional da SAE Brasil, a equipe Caraubaja, do Campus de Caraúbas, voltou para casa com o 5º lugar dentre as 22 equipes que participaram da disputa em Salvador (BA).

Com o carro Severo 2.0, a equipe de Caraúbas conquistou, além do 5° lugar geral, ainda faturou o 2° lugar em avaliação de projeto dinâmico, 3° lugar no desafio Troller, 3° lugar em aceleração e 3° lugar em tração. Dentre as equipes novatas, é a que vem mostrando maior destaque.

Fundada no Campus Caraúbas em 2015, a Caraubaja SAE participa pela terceira vez da competição regional da SAE Brasil sendo reconhecida em 2017 como a melhor equipe iniciante. “Essa quinta colocação é devido a muito esforço e dedicação da equipe, temos tão pouco tempo de competição e já estamos brigando com gigantes nessa modalidade. Foi uma conquista recheada de realizações, com muito trabalho duro. Graças aos nossos apoiadores e parceiros, e principalmente a Ufersa, temos muito orgulho de levar conosco o nome da Universidade e de Caraúbas”, comentou o capitão da equipe, o estudante Nilson Silva.

Atualmente, a equipe Caraubaja da Ufersa Caraúbas conta com 21 integrantes.

SEVERO 2.0

O Top 5 da Caraubaja veio com o “Severo 2.0”, o carro da equipe. O veículo utiliza a CVT Gaged GX9 para conseguir uma maior eficiência dinâmica. Visando a redução de massa e a otimização do veículo, foi confeccionada uma proteção do CVT com um composto polímero híbrido carbono/aramida. Ainda de acordo com a equipe, a proteção do CVT passará a contar com um sistema de resfriamento a ar forçado, reduzindo a temperatura de trabalho e garantindo uma maior eficiência.

A turma do Caraubaja também inovou na parte elétrica do carro, com sensores para captação de RPM, velocidade, temperatura e combustível do protótipo. O lançamento do Severo 2.0 aconteceu no próprio Campus da Ufersa em Caraúbas e foi acompanhado pelo diretor do Campus, o professor Daniel Freitas Freire Martins, além de professores e estudantes. Após o lançamento, o baja de Caraúbas circulou pelo Campus para demonstrar o desenvolvimento do carro e também a sua nova carenagem. Nesta quarta, o baja foi encaminhado para Salvador, via transportadora parceira da equipe.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem