Édson Moraes solicita Audiência Pública para discutir retorno das feiras livre no Distrito do São Geraldo

Édson Moraes solicita Audiência Pública para discutir retorno das feiras livre no Distrito do São Geraldo



O vereador Édson Moraes, “Pelé” (PP), apresentou matéria na quinta-feira (2), durante a Sessão Ordinário da Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas, solicitando a realização de uma Audiência Pública com o objetivo de tratar da viabilidade do retorno das feiras livre no Distrito do São Geraldo, na zona rural do município.

O vereador pediu que seja convocado para a Audiência Pública, o Secretário de Estado de Desenvolvimento econômico, secretario municipal de planejamento, secretario municipal de politicas do campo e meio ambiente. CDL Caraúbas, Comerciantes locais, feirantes, associações rurais, Sindicatos Organizados de Caraúbas, Prefeito Municipal, entre outras autoridades e instituições que se fizerem necessária.

“O intuito da presente solicitação é de que sejam buscados esforços para o desenvolvimento econômico do distrito do São Geraldo como também de toda região da várzea, pois a referida feira realizada no passado era de suma importância para geração de emprego e renda dos que ali participavam, trazendo assim uma melhor qualidade de vida para todos”, afirmou Pelé. 

O vereador Édson Moraes disse que a feira livre é uma manifestação da cultura urbana brasileira que se mantém apesar do crescente avanço do desenvolvimento do comércio, pois cada vez mais o consumidor tem acesso a hipermercados e sacolões, inclusive as compras virtuais (internet), com todo conforto e comodidade que inclui o horário flexível e até mesmo facilidades de pagamento, mesmo assim, a feira livre se mantém viva, tanto nas pequenas como nas grandes cidades, em todos os bairros, e também em comunidades rurais.

A feira livre tem caráter diversificado, onde circulam pessoas de todos os tipos, sejam vendedores, compradores ou simples transeuntes, surgindo não apenas o comércio de frutas, legumes, verduras ou outros itens alimentícios, surgindo ainda ambulantes, transportadores, comércio e prestação de serviços de outros itens que visam atender diversas demandas. É ainda um dos poucos espaços existentes onde há contato direto com a comunidade.

Há também a característica democrática, já que encontram-se todos os tipos de comerciantes nas feiras, desde o grande feirante, distribuidor de alimentos, como pequenos produtores que vêem nas feiras livres única forma de distribuir seus produtos, bem como as pessoas que a frequentam, já que a feira é acessível e frequentada por pessoas de diferentes origens, independente de classe econômica ou social.

Outro ponto é que as feiras livres, além dos aspectos culturais de sua tradição, com suas inúmeras características exclusivas, tem fundamental importância inclusive para o abastecimento de comunidades carentes, já que estão localizadas em diversos bairros dos municípios, sejam eles de baixa renda ou não, ressaltando-se a importância econômica da feira.

“Como é uma região de suma importância e tendo uma boa estrutura, Mercado Público, voltar essa feira livre na comunidade do São Geraldo é acima de tudo dá um grande avanço no tocante aos indicies econômicos, trazendo assim geração de emprego e renda para todos do distrito e áreas vizinhas, sejam comunidades, sejam cidades”, afirmou Pelé. 

“Não podemos cruzar os braços diante deste desafio, de trazer uma fonte geradora de progresso para o município de Caraúbas. Com esta propositura estamos tentando agir de forma incansável na busca de dias melhores”, ressaltou o vereador Pelé.


0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem