Sesap divulga Boletim Epidemiológico das Endemias registradas no RN

Sesap divulga Boletim Epidemiológico das Endemias registradas no RN



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) publicou, nesta terça-feira (15), o Boletim Epidemiológico das Endemias registradas no Rio Grande do Norte no período de janeiro a novembro de 2020. As doenças endêmicas são aquelas que se manifestam em determinadas regiões e não se proliferam para outros locais, como no caso de uma epidemia. O boletim aponta informações sobre a doença de Chagas, Leishmaniose (Visceral e Tegumentar), Malária, Leptospirose e Tracoma.


Doença de Chagas


Foram registrados 15 casos da doença, sendo quatro casos no município de Alexandria; três casos em Pau dos Ferros; dois casos em Serrinha e Natal  e nos municípios de Umarizal, Patu, Parelhas e Pilões que registraram um caso cada.


Leishmaniose Visceral


Foram notificados 91 casos suspeitos de leishmaniose visceral humana (LVH) no Rio Grande do Norte, dos quais 65 foram confirmados, atingindo 28 municípios das 8 Regiões de Saúde do Estado. O município de Natal foi o que registrou o maior número de casos, chegando a 13. Foram registrados três óbitos no Rio Grande do Norte, sendo um em Açu e dois em Mossoró, o que corresponde a uma taxa de letalidade de 4,62% no estado.


Leishmaniose Tegumentar    


O Boletim registra que foram notificados dois casos de leishmaniose tegumentar no estado, em Natal (0,11 por 100 mil habitantes) e Baraúna (3,52 por 100 mil habitantes), sendo uma taxa de incidência de 0,06 casos por 100 mil habitantes. Não houve registro de óbitos relacionados à doença.


Malária


Segundo o Boletim, foram registrados dois casos da doença com óbitos no município de Natal. Os casos foram notificados no primeiro semestre, mas a subnotificação ocorreu no semestre seguinte, devido a pandemia.


Leptospirose


De janeiro a outubro, foram registrados seis casos da doença nos municípios de Baraúna, Caicó, Natal, Nova Cruz, Santana do Matos e Viçosa.


Tracoma


De acordo com as informações do SINAN NET, foram registrados 16 casos, sendo seis em Água Nova, quatro em Pilões e seis em Riacho de Santana, todos notificados no mês de março de 2020.


Acesse aqui o Boletim Epidemiológico das Endemias completo.


0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem