Xiaomi pretende lançar carro elétrico e pode ter Tesla como parceira

Xiaomi pretende lançar carro elétrico e pode ter Tesla como parceira
Foto: Divulgação



A competição entre a Xiaomi e Apple já é conhecida no setor de telefonia, mas pode migrar para o mundo automotivo. Isso porque, após a Apple firmar parceria com a Hyundai a empresa chinesa pretende ir pelo mesmo caminho e, possivelmente, em parceria com a Tesla.


De acordo com o site chinês “i Feng News”, depois de muitos anos com a intenção de construir um carro elétrico, Lei Jun, fundador CEO da Xiaomi, decidiu colocar seu plano em prática. A ideia ainda está na fase inicial de desenvolvimento, mas a companhia chinesa já tem o intuito de construir o carro de forma independente. Do projeto ao lançamento. E se seguirem a tendência da indústria automotiva, além de ser elétrico, o carro contará com funções autônomas.


A ideia é antiga e pode ter sido inspirada por Elon Musk, CEO da Tesla. Em 2013 o fundador da Xiaomi, visitou Musk duas vezes. Nos encontros discutiram sobre a diversificação do smarthphone. Mesmo sendo cedo para considerar carros elétricos viáveis para a empresa chinesa, Lei Jun nunca escondeu seu interesse sobre a Tesla.


Em 2019, a Xiaomi chegou a investir até 400 milhões de dólares na startup de carros elétricos Xpeng e lançar um veículo customizado com a montadora chinesa FAW, o Bestune T77 (foto), um SUV de 4,52 metros de comprimento. Mas na época Lei Jun expressava preocupação com o setor automotivo. Segundo o site iFeng, ele não se mostrava otimista já que as ações da Tesla não estavam passando pelos melhores momentos. Mas, isso não afastou a empresa chinesa do setor automotivo.


Em 2020, a Xiaomi desenvolveu um kart elétrico em parceria com a Lamborghini para comemorar seus 10 anos. Esse foi o mesmo ano que as ações da Tesla subiram 743,4%. E agora a empresa tem o objetivo de encarar de frente a indústria automotiva.


Auto Esporte

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem