Polícia Penal realiza operação na Vila de Ponta Negra em Natal, RN

Polícia Penal realiza operação na Vila de Ponta Negra em Natal, RN




Numa ação conjunta com as forças de segurança pública do Rio Grande do Norte, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) realizou na noite de sábado (27), na zona Sul de Natal, uma operação de saturação contra o crime organizado. Foram abordados 136 suspeitos e detentos do regime semiaberto. Nenhuma ocorrência grave foi registrada durante a investida. Além da ação externa, a segurança dos presídios foi reforçada, mantendo o sistema prisional sob controle, com segurança e disciplina, sem registro de fugas, motins e rebeliões na atual gestão. 


A operação foi planejada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), seguindo recomendação do Ministério Púbico Estadual, e ocorreu de forma simultânea em vários bairros da Grande Natal. Coube a Polícia Penal, o planejamento das ações de inteligência e em campo na Vila de Ponta Negra, envolvendo 70 operadores e mais de 20 viaturas.  


Os dados de inteligência coletados pelos policiais penais vão subsidiar investigação na repressão aos crimes de organização criminosa e de apologia de crime em função do anúncio em rede social do “aniversário” de organização criminosa local. O Ministério Púbico  requisitou abertura de inquérito na Polícia Civil para apurar as infrações penais da autoria de vídeos publicados em redes sociais.  


O diretor do Departamento de Operações Táticas da Seap (DOT), policial penal Leonardo Alves, explicou que foram abordados pedestres e veículos, além de tornozelados em via pública. Revistas minuciosas foram realizadas à procura de armas e drogas, mas nenhuma irregularidade foi detectada na ação. “Patrulhamos quinze pontos fixos e realizamos abordagens móveis durante toda noite e madrugada. O objetivo foi alcançado sem o registro de ocorrências na área”, disse. 


Participaram da investida policiais penais do Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC), Grupo de Escolta Penal (GEP), além do Centro de Recebimento de Triagem (CRT), Coordenadoria da Administração Penitenciária (COEAP), Central de Monitoramento Eletrônico (CEME), Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, Central de Rádio e Vídeo Monitoramento (CRV), Complexo Penal João Chaves Feminino, Penitenciária Estadual de Alcaçuz e Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Os comandantes dos grupos especiais participaram diretamente da ação: GEP Caraúbas, José Rodrigues; GEP Natal, Luciano Lins; GPOC, José Carlos; e GOE, Marcelo Henrique.  


Todos os operadores foram empregados em regime de diária operacional, como efetivo extra, sem prejuízo para a segurança e bom funcionamento das unidades prisionais.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem