Ultimas

Post Top Ads


22 de abril de 2021

PF acompanha cumprimento de mandados de busca em investigação transnacional contra o tráfico ilegal de animais silvestres do Brasil

PF acompanha cumprimento de mandados de busca em investigação transnacional contra o tráfico ilegal de animais silvestres do Brasil


Nesta quinta-feira (22/4), data comemorativa do Dia da Terra, a Polícia Federal, por meio de seu Adido do Brasil nos Estados Unidos, acompanhou o cumprimento de mandados de busca no estado de Maryland, em apoio às investigações transnacionais de combate ao tráfico de vida silvestre. As ordens judiciais foram cumpridas por agentes e oficiais do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (FWS) e do Departamento de Recursos Naturais de Maryland (DNR).


As investigações envolvem o tráfico ilegal de espécies raras e ameaçadas de peixes vivos conhecidos como killifish (Cyprinodontidae sp.)*, endêmicos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.


As operações nos Estados Unidos dão continuidades às investigações realizadas no Brasil e à atual cooperação com autoridades europeias. Até o momento, as investigações transnacionais identificaram uma rede global de 84 suspeitos de 24 países, que traficam essas espécies por meio de plataformas na internet, das mídias sociais e do contrabando dessas espécies raras, endêmicas e ameaçadas via correio internacional.


As investigações apontaram que os envolvidos se conectam por meio de clubes associativos e grupos de mídia social; participam frequentemente de viagens para coletar peixes diretamente da natureza, em habitats distantes e vulneráveis nos Estados Unidos, na América do Sul, na África e na Europa. Essas espécies, protegidas por lei e ameaçadas de extinção, são coletadas ilegalmente em terras públicas, parques nacionais e áreas protegidas, e depois vendidas em na internet e em mídias sociais.


Durante a execução dos mandados, as autoridades do Serviço de Pesca e Vida Silvestre apreenderam centenas de peixes de espécies ameaçadas de killifish.

Nenhum comentário:

Seguidores