Sesap emite orientação para retirada de lixo do litoral

Sesap emite orientação para retirada de lixo do litoral
Lixo encontrado na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, no litoral Sul do Rio Grande do Norte — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Em virtude da grande quantidade de lixo identificada recentemente nas praias do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), emitiu uma nota técnica para orientar e alertar quanto às medidas e condutas a serem adotadas no tratamento dos resíduos sólidos.


O documento leva em conta a possibilidade de poluição química e os riscos físicos, biológicos e de acidentes no manejo do lixo, além dos cuidados com a exposição de peixes e crustáceos aos resíduos. A nota técnica traz quatro recomendações gerais e cinco recomendações específicas sobre a situação.


As recomendações gerais são de não entrar em contato direto com os resíduos, evitar contato com a água e areia da praia nos locais afetados, seguir as orientações do Idema sobre atividades nas regiões afetadas e buscar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima em caso de acidente com material biológico e perfurocortantes.


A respeito das recomendações específicas, destacam-se a necessidade de separar e identificar o lixo, a partir de suas características; fazer o acondicionamento em sacos e recipientes adequados às normas técnicas; dar a destinação correta, dentro da normas ambientais; orientar e dar condições de proteção aos trabalhadores responsáveis pela coleta; e registrar os materiais coletados, para colaborar com o processo de rastreio da origem.


A nota da Sesap soma-se ao trabalho já desenvolvido pelo Idema, que vem orientando os municípios litorâneos afetados, com recomendações de interdição e proteção das praias, além de estar trabalhando para a identificação da fonte dos resíduos.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem