Fugitivo da Justiça Italiana é preso pela Polícia Federal em João Pessoa, PB

Fugitivo da Justiça Italiana é preso pela Polícia Federal em João Pessoa, PB


Como resultado de investigação conjunta realizada entre Brasil e Itália, a Polícia Federal realizar a prisão de ROCCO MORABITO, nesta segunda-feira (24/5), em João Pessoa/PB, em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal.


Ele estava em companhia de outro foragido italiano, cuja prisão para fins de extradição à Itália também será solicitada ao STF.


Uma equipe de policiais italianos do Escritório Central da INTERPOL em Roma, que participou da investigação, e dos Carabinieri, deslocou-se ao Brasil ante a perspectiva de que a prisão fosse realizada.


Um dos principais fugitivos procurados na Itália pelo envolvimento com a organização criminosa conhecida como 'Ndrangheta era o italiano ROCCO MORABITO.


Há registros da atuação de ROCCO MORABITO com a organização do tráfico de drogas entre Brasil e Europa desde a década de 1990, conforme investigação à época realizada no âmbito de Operação denominada KING. Operações mais recentes da PF também indicaram a relação das atividades da 'Ndrangheta com organizações criminosas brasileiras.


Com base em informações passadas pela INTERPOL Brasília, ROCCO foi preso no Uruguai em 2017, depois de 22 anos foragido, para fins de extradição à Itália. No entanto, em 23/6/2019, ele fugiu da prisão no Uruguai e era considerado um dos três fugitivos mais procurados pela Itália desde então.


A 'Ndrangheta é considerada uma das maiores e mais poderosas organizações criminosas do mundo.


A INTERPOL lançou recentemente um projeto dedicado exclusivamente à repressão em âmbito global às atividades desta organização criminosa, denominado Projeto I-Can (Interpol Cooperation against 'Ndrangheta).


Coletiva de imprensa acontecerá amanhã (25/5), às 10h, no Ed. Sede da Polícia Federal, localizado no SAUS Quadra 6, Bloco A, Lotes 9/10, Brasília/DF.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem