Deputado Getúlio Rêgo participa da Assinatura da Ordem de Serviço para obras do Ramal do Apodi

Deputado Getúlio Rêgo participa da Assinatura da Ordem de Serviço para obras do Ramal do Apodi


O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) participou, nesta quinta-feira (24), no município de Pau dos Ferros (RN), da cerimônia que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) assinou a ordem de serviço para a construção do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte.


"Essa é uma obra que diz respeito a um sonho do povo de Pau dos Ferros e de toda região Oeste. Vem cristalizar tudo o que nossa gente esperou por mais de 50 anos. Hoje ela começa a sair do papel", disse o deputado Getúlio Rêgo.


O Ramal do Apodi vai levar as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios nos estados do Rio Grande do Norte (32), Paraíba (13) e Ceará (9), beneficiando 750 mil pessoas. O investimento federal no empreendimento é de R$ 938,5 milhões, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho.


"Sou de uma região onde não falta água, mas consigo entender o quanto é valoroso esse bem pra vocês aqui na região", afirmou Jair Bolsonaro. 


A previsão é que a obra leve cerca de quatro anos para ser concluída, e deve gerar pelo menos dois mil empregos diretos e oito mil indiretos.


Ramal do Apodi

O Ramal do Apodi é o trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e terá um total de 115,3 quilômetros de extensão. A água será transportada por gravidade a partir do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte. A vazão será de 40 metros cúbicos (m³) por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará a água para o estado do Ceará. Após essa derivação, a vazão será de 20 m³ por segundo.


Toda a infraestrutura contará ainda com três áreas de controle, 23 trechos de canais, com extensão de 96,7 quilômetros, sete aquedutos, oito rápidos e um túnel.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem