Município do RN perde 100 doses da Pfizer após bandidos roubarem fiação e posto de saúde ficar sem energia

Município do RN perde 100 doses da Pfizer após bandidos roubarem fiação e posto de saúde ficar sem energia
Doses foram perdidas — Foto: Raiane Miranda


Bandidos roubaram a fiação de um posto de saúde no município de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, no fim de semana. O crime deixou a unidade sem energia elétrica e fez o município perder 100 doses da vacina da Pfizer contra a Covid, que estavam refrigeradas no local.


O furto aconteceu no posto de saúde do Potengi. A prefeitura explicou que os funcionários da unidade se depararam com o local sem energia elétrica quando chegaram para o expediente nesta segunda-feira (7). A prefeitura, assim, não soube dizer se o crime ocorreu no sábado ou domingo.


Em nota, a Prefeitura de Macaíba disse que vacinas para outras doenças, que também eram armazenadas no local, também foram perdidas sem refrigeração adequada após o furto da fiação.


"A Secretaria Municipal de Saúde vem a público lamentar a ação de vândalos que no último final de semana furtaram a fiação do posto de saúde do Potengi, onde estavam armazenadas 100 doses da vacina Pfizer, que foram consequentemente perdidas, assim como outras de rotina que estavam sendo aplicadas na unidade, por exemplo meningite, influenza, entre outras".


O município informou que registrou boletim de ocorrência do caso e solicitou "a colaboração de todos para que os responsáveis por este crime sejam identificados, encontrados e punidos por este prejuízo incalculável para a prefeitura e para a própria população".


A prefeitura de Macaíba disse ainda que vai usar a própria reserva técnica para seguir vacinando o público de gestantes e solicitou à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) o reabastecimento das doses perdidas.


Até a última atualização desta matéria, a Sesap informou que não recebeu a notificação, mas a equipe de vigilância epidemiológica se dispôs a auxiliar o município. As doses que foram perdidas serão investigadas pela pasta.


Por G1 RN

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem