Chuvas e inundações deixam mais de 60 mortos na Alemanha e na Bélgica; mais de 1.300 pessoas não foram localizadas

Chuvas e inundações deixam mais de 60 mortos na Alemanha e na Bélgica; mais de 1.300 pessoas não foram localizadas
Fotos das consequências das chuvas e inundações na Alemanha e na Bélgica — Foto: Montagem com fotos da AP


Mais de 60 pessoas morreram e centenas estão desaparecidas devido às fortes chuvas e inundações no oeste da Alemanha e na Bélgica.


Na Alemanha, autoridades informaram que 1.300 pessoas estão sendo consideradas "não reportadas" no distrito de Bad Neuenahr-Ahrweiler e não é possível saber quantas estão com problemas de comunicação e quantas podem ser vítimas ainda não localizadas.


As fortes enchentes transformaram ruas em rios com correntezas violentas, que "varreram" carros, arrancaram árvores e causaram o desabamento de algumas edificações.


Segundo a agência Associated Press, foram 58 mortes já confirmadas na Alemanha e 9 na Bélgica. O número deve aumentar por causa dos muitos desaparecidos.


Represas correm o risco de se romper nos dois países, e as chuvas também têm causado transtornos na Holanda e na França (veja mais abaixo).


Em visita aos Estados Unidos, a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, disse que “é um dia que se caracteriza pelo medo, pelo desespero e pelo sofrimento”, pois “pequenos rios se transformaram em torrentes inundadas e devastadoras”.


Ela agradeceu às equipes de resgate e todos aqueles envolvidos no trabalho de buscas aos sobreviventes.


“Eu ofereço minha empatia e meu coração está com as pessoas que perderam entes queridos. Incluo aqueles na Bélgica, Luxemburgo e Holanda", acrescentou Merkel, que acredita que a extensão total da tragédia só será conhecida nos próximos dias.


As autoridades do estado da Renânia do Norte-Vestfália disseram que pelo menos 30 pessoas morreram, enquanto 28 mortes foram relatadas no estado da Renânia-Palatinado, ao sul.


Casas desabaram e foram arrastadas pelas águas na aldeia de Schuld, onde muitos estão desaparecidos e quatro mortes já foram confirmadas.


Outras duas pessoas morreram em porões inundados nas proximidades de Solingen e Unna. A polícia relatou outra morte no município de Rheinbach.


Veja no mapa abaixo as cidades mais afetadas:

Devastação causada pela enchente do rio Ahr, na aldeia Eifel de Schuld, no oeste da Alemanha. Foto tirada com um drone em 15 de julho de 2021. — Foto: Christoph Reichwein/DPA via AP


Trabalhos de resgate
Socorristas tentam evacuar pessoas que subiram nos telhados para se protegerem das chuvas, e dois bombeiros morreram durante os trabalhos de resgate nas cidades de Altena e Werdohl.

Os serviços de emergência abriram uma linha telefônica para coletar informações sobre os desaparecidos e pediram aos moradores que enviem vídeos e fotos que possam ajudá-los na busca.

As autoridades locais também pediram aos afetados que fiquem em casa e, se for possível, nos andares mais altos de seus edifícios.

Casas submersas pelas águas de rio que transbordou em Erdorf, na Alemanha, em 15 de julho de 2021. Chuvas contínuas inundaram várias vilas no sudoeste do país. — Foto: Harald Tittel/DPA via AP


Em Wuppertal, autoridades alertam que uma barragem ameaçava estourar.

No condado de Rhine-Sieg, ao sul de Colônia, a polícia ordenou a evacuação de vários vilarejos abaixo do reservatório Steinbachtal, em meio a temores de que a barragem também pudesse romper.

Inundações na Bélgica
Na Bélgica, chuvas constantes durante a noite pioraram as inundações no leste do país, onde nove pessoas morreram, segundo a mídia local.

As principais rodovias foram inundadas nas partes sul e leste do país, e a companhia ferroviária disse que todos os trens foram parados.

Em Liege, uma cidade de 200 mil habitantes, o rio Meuse transbordou nesta quinta-feira e o prefeito pediu às pessoas que moram nas proximidades para que se refugiassem em locais mais altos.

Homem caminha perto de carros danificados pela água em rua inundada em Mery, na província de Liege, na Bélgica, em 14 de julho de 2021 — Foto: Valentin Bianchi/AP

Carro coberto em Hagen, na Alemanha, com destroços arrastados pela enchente do rio Nahma em 15 de julho de 2021. Fortes chuvas transformaram o pequeno rio em uma torrente violenta. — Foto: Roberto Pfeil/DPA via AP


Algumas cidades viram o nível dos rios subir a patamares sem precedentes e as ruas se transformaram em rios.

Cerca de 10 casas desabaram em Pepinster, após o rio Vesdre inundar a cidade. Moradores foram evacuados de mais de mil casas.

Lojista observa enchente criar "rio" na principal rua do centro de Spa, na Bélgica, em 14 de julho de 2021 — Foto: Valentin Bianchi/AP

Carros danificados em rua inundada em Mery, na província de Liege, na Bélgica, em 14 de julho de 2021 — Foto: Valentin Bianchi/AP


E na Holanda, na França...
No sul da Holanda, perto das fronteiras com a Alemanha e a Bélgica, autoridades da cidade de Valkenburg evacuaram uma casa de repouso e um hospício durante a noite.

Uma enchente também transformou a rua principal da cidade turística em um rio.

O governo holandês enviou cerca de 70 soldados à província de Limburg na noite de quarta-feira (14). Não há relatos de feridos ou mortos relacionados a enchentes na Holanda até o momento.


Chuvas excepcionalmente intensas também inundaram uma parte do nordeste da França nesta semana, derrubando árvores e forçando o fechamento de dezenas de estradas.

Uma rota de trem para Luxemburgo foi interrompida e os bombeiros evacuaram dezenas de pessoas de casas perto da fronteira com Luxemburgo e Alemanha e na região de Marne.

O equivalente a dois meses de chuva caiu em algumas áreas nos últimos um ou dois dias, segundo o serviço nacional de meteorologia da França

O serviço meteorológico francês prevê mais chuvas nesta quinta-feira (15) e divulgou alertas de inundação para 10 regiões.

Por G1

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem