Cidades brasileiras registram recorde de frio

Cidades brasileiras registram recorde de frio
Frio: campos de São Joaquim amanhecem cobertos por fina camada de geada na manhã desta terça-feira (20) — Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online




Diversas cidades brasileiras enfrentam uma queda brusca nas temperaturas desde o início da semana. O frio é resultado da atuação de uma massa de ar polar que atinge grande parte do Centro-Sul do país. Segundo o Climatempo, as baixas temperaturas devem continuar nos próximos dias incluindo índices abaixo de zero.


Nesta terça-feira (20), três capitais tiveram recorde de frio em 2021. A cidade do Rio de Janeiro registrou a mínima de 8,4°C, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Já Belo Horizonte (MG), na estação de Pampulha, teve 7,6 °C. Com 5,9°C, Campo Grande (MS) superou a mínima registrada na segunda-feira (19), de 7,6ºC.


A cidade de São Paulo registrou, na madrugada desta terça-feira (20), a temperatura mínima de 4,7°C, de acordo com dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no Sesc-Interlagos, na Zona Sul da capital. Já a estação do Mirante de Santana, na Zona Norte, registrou a marca de 6,3°C.


Segundo o Inmet, a média em São Paulo foi de 5,5°C, considerando as duas estações. De acordo com o Centro de Gerenciamento Emergências Climáticas (CGE), a menor temperatura mínima absoluta, aquela registrada em um único local, foi verificada em Engenheiro Marsilac, na Zona Sul, com -2,3ºC. O ar frio e seco provocou formação de geadas pelo estado, inclusive na capital e na Grande São Paulo.


Já o município de Barueri registrou a menor temperatura em 10 anos de medições, com 2°C. O recorde de frio na cidade é de 1,7°C, registrado em 2011. No interior, Rancharia teve a menor temperatura do estado, de -2,8°C, recorde no município em 2021 e menor índice em dez anos. A cidade de Valparaíso também registrou recorde em dez anos, com -0,1°C de temperatura mínima.


Duas cidades quebraram os recordes de mínima desde o início das medições das estações meteorológicas. Pradópolis, com -1,4°C, teve a menor temperatura em 15 anos, já o município de Barretos alcançou a temperatura mais baixa em 11 anos, com o registro de 0,6°C.


De acordo com o governo do Paraná, seis cidades registraram o dia mais frio do ano nesta terça-feira: Antonina (5,1ºC), Lapa (-2,8ºC), Palmas (-2,9ºC), Paranaguá (6,6ºC), Pinhais (-0,9ºC) e União da Vitória (-3,6ºC). 


No Estado de Santa Catarina, 69 municípios registraram temperaturas abaixo de zero, com geada na maioria das regiões. A mínima mais baixa foi de -8,2°C em Urupema.


CNN

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem