Icém Caraúbas Luiz Fux remarcará encontro com chefes do Executivo e Legislativo - Icém Caraúbas Luiz Fux remarcará encontro com chefes do Executivo e Legislativo - Icém Caraúbas

Ultimas

Post Top Ads







quinta-feira, 29 de julho de 2021

Luiz Fux remarcará encontro com chefes do Executivo e Legislativo

Luiz Fux remarcará encontro com chefes do Executivo e Legislativo
Presidente do STF, ministro Luiz Fux — Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF


 

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, remarcará para o retorno dos recessos parlamentar e judiciário encontro com os chefes dos três poderes.


A reunião anterior, que havia sido marcada para a primeira quinzena deste mês, foi adiada após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter sido internado com uma obstrução intestinal.


O ministro irá telefonar na próxima semana para os chefes do Executivo e Legislativo para discutir a definição de uma nova data para o encontro, que tem como objetivo harmonizar a relação institucional.


Fux já disse que o objetivo da reunião é combinar "balizas sólidas para a democracia". A reunião ocorre no momento em que Bolsonaro sinaliza uma mudança na relação com o Judiciário e o Legislativo ao nomear o senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil.


O encontro foi sugerido por Fux em encontro, no início deste mês, com Bolsonaro. Na reunião, o ministro sugeriu ao presidente que evite críticas públicas a integrantes da Suprema Corte, como ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso.


Além de ser conhecido como um hábil articulador político, o novo ministro da Casa Civil construiu nos últimos anos uma relação de proximidade com ministros do Poder Judiciário, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli.


Além disso, o presidente nacional do PP é considerado um dos padrinhos da indicação de seu conterrâneo Nunes Marques para a vaga de Celso de Mello, em outubro.


Nos últimos meses, assessores presidenciais vinham defendendo a necessidade de Bolsonaro viabilizar um canal de diálogo com o STF. 


CNN

Nenhum comentário:

Seguidores