A disputa no PSDB e o impasse sobre a terceira via em 2022

A disputa no PSDB e o impasse sobre a terceira via em 2022
Doria, Leite e Tasso se apresentam como pré-candidatos do PSDB à Presidência — Foto: Arte O GLOBO

 



Nesse exato momento, os dirigentes do PSDB fazem contas. Tentam prever o que vai acontecer em novembro, quando o partido fará as prévias para a escolha do candidato que deve concorrer à Presidência em 2022. 


No cenário de hoje, esse candidato, que pode ser o governador de São Paulo João Doria, o governador gaúcho Eduardo Leite ou mesmo o senador Tasso Jereissati (CE), deve enfrentar uma campanha com adversários poderosos: o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula. Até a semana passada, o clima era de total indefinição. Porém, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso gravou um vídeo em apoio a Doria e movimentou os tucanos.


Eduardo Leite ficou contrariado e disse que o ex-presidente tem o direito de se equivocar. Mas o fato é que o apoio de Fernando Henrique tem peso e animou o governador de São Paulo. Porém, Doria alimenta desavenças e mal entendidos dentro do próprio PSDB. 


Nesta semana, criou mal estar ao afirmar que o senador Tasso Jereissati havia jogado a tolha. Foi desmentido prontamente. Ele também não mede palavras para atacar seu principal adversário dentro do partido, o deputado Aécio Neves (MG), que segue com força entre parlamentares tucanos alinhados ao governo de Jair Bolsonaro. 


Quando o voto impresso foi derrotado no plenário da Câmara, o PSDB fechou questão contra a proposta. Aécio se absteve, mas 14 de 32 parlamentares da legenda votaram a favor. No Ao Ponto desta quinta-feira, a colunista Vera Magalhães conta em que medida o apoio de Fernando Henrique sinaliza o favoritismo do governador de São Paulo na disputa dentro do PSDB. Ela também analisa como a atuação política de Doria dificulta sua aproximação com outros partidos e de que forma o atual cenário político influencia a construção da chamada terceira via em 2022.


O GLOBO

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem