Anéis brilhantes 'fantasmas' são encontrados em volta de buraco negro

Anéis brilhantes 'fantasmas' são encontrados em volta de buraco negro
Astrônomos observaram um conjunto incomum de anéis em raios-X ao redor de um buraco negro — Foto: CXC/U.Wisc-Madison/S. Heinz et al./Pan-STARRS/NASA



Os buracos negros são um dos maiores mistérios do universo, difíceis até mesmo de imaginar. Mas, graças a uma imagem da Nasa publicada recentemente, podemos visualizar um deles um pouco melhor agora.


Anéis brilhantes fantasmagóricos foram capturados em torno de um buraco negro pelo Observatório de Raios-X Chandra da Nasa e pelo Observatório Neil Gehrels Swift. As imagens de raios-X revelam o que de outra forma seria invisível.


O buraco negro existe em um sistema binário com uma estrela companheira - e a gravidade do buraco negro está puxando o material da estrela para um disco ao seu redor.


O buraco negro e o sistema estelar são chamados de V404 Cygni e estão a cerca de 7.800 anos-luz da Terra. A estrela tem cerca de metade da massa do nosso sol.


O Observatório Swift, baseado no espaço, lançado em 2004, detectou uma explosão de raios-X do sistema binário em junho de 2015. Essa explosão, na verdade, criou anéis energéticos que são visíveis nas imagens de raio-X.


Ecos de luz

O fenômeno que criou os anéis são ecos de luz. Eles foram criados neste sistema quando a explosão de raios-X do sistema binário refletiu em nuvens de poeira espalhadas pelo espaço entre o sistema V404 Cygni e a Terra.


O espaço está cheio de poeira, mas é mais parecido com fumaça cheia de minúsculas partículas sólidas.


Uma nova imagem divulgada pela Nasa combina os raios-X observados pelo Chandra com dados coletados em luz óptica do telescópio Pan-STARRS no Havaí, que observa as estrelas ao redor.


Em 2015, Chandra observou o sistema em 11 e 25 de julho, enquanto Swift observou o sistema entre 30 de junho e 25 de agosto.


Oito anéis criados por raios-X das erupções de 2015 podem ser vistos refletindo em nuvens de poeira. Esses anéis podem ajudar os cientistas a entender melhor o buraco negro dentro do sistema V404 Cygni, bem como o espaço cósmico entre o sistema e a Terra.


O diâmetro dos anéis permite aos pesquisadores determinar as distâncias das nuvens de poeira que foram usadas para criar os anéis de luz. Quanto maior o anel, mais perto a nuvem está da Terra.


Um outro uso para os raios-X

Os pesquisadores também usaram os raios-X de maneira semelhante à forma como os utilizamos para exames em consultórios médicos ou inspeção de bagagens no aeroporto.


Isso significa que eles foram capazes de utilizar o brilho dos raios-X para determinar a composição das nuvens de poeira com base na quantidade de raios-X absorvidos. Os pesquisadores descobriram que a poeira provavelmente era feita de grãos de grafite e silicato.


A nova imagem divulgada pela Nasa é outra perspectiva fascinante dos misteriosos buracos negros e como os observatórios de raios-X podem iluminar aspectos do universo que de outra forma seriam invisíveis.


CNN Brasil

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem