Com furacão Henri se aproximando, mais de 50 milhões estão em alerta nos EUA

Com furacão Henri se aproximando, mais de 50 milhões estão em alerta nos EUA


À medida em que as faixas externas do furacão Henri começaram a se mover sobre o Nordeste dos EUA na manhã de domingo (22), fortes chuvas já haviam saturado muitas áreas, representando perigo de inundações para milhões e até mesmo de evacuações de áreas no caminho da tempestade.


O esperado desembarque de Henri em Long Island ou no sul de New England no final da manhã de domingo ou no início da tarde deve representar riscos para grande parte da área circundante.


E mesmo que não atinja essas áreas como um furacão, será perigoso o suficiente para trazer ventos prejudiciais e tempestades que ameaçam derrubar árvores e linhas de energia junto com grandes inundações.


Na manhã de domingo, Henri estava a cerca de 200 quilômetros ao sul de Montauk Point, Nova York, com ventos sustentados de 120km, disse o National Hurricane Center (NHC). Ele estava se movendo para o norte a cerca de 28km.


Autoridades emitiram alertas de furacão em grande parte da costa de Long Island, junto com partes de Connecticut, Massachusetts e Block Island. Havia também alertas de tempestade, o que significa que há perigo de inundação com risco de vida, devido ao aumento da água que se move para o interior a partir da costa.


“A combinação de uma tempestade perigosa com a maré fará com que as áreas normalmente secas perto da costa sejam inundadas pela elevação das águas que se movem para o interior”, disseram os meteorologistas do NHC.


Alertas no Nordeste

Mais de 50 milhões de pessoas no Nordeste do país estão atualmente sob alertas. Isso inclui mais de 12 milhões de pessoas sob alerta de tempestade, mais de 5 milhões de pessoas sob alerta de furacão e mais de 37 milhões de pessoas sob alerta de tempestade tropical.


Os avisos significam que essas condições são esperadas dentro de 24 horas.


Em Connecticut, evacuações obrigatórias foram ordenadas para as cidades costeiras de Guilford e Branford, de acordo com um tuíte do deputado estadual Sean Scanlon.


“Se você mora em uma área costeira, baixa ou sujeita a enchentes históricas, evacue agora. Se você mora na Zona 1 ou 2 em Branford … evacue às 21h”, escreveu Scanlon. “POR FAVOR, LEVE ISSO A SÉRIO.”


CNN Brasil

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem