Talibãs dão prazo de uma semana ao governo para entrega de armas

 Talibãs dão prazo de uma semana ao governo para entrega de armas



Os talibãs definiram neste sábado (28) o prazo de uma semana para que todos os ex-funcionários do governo afegão deposto entreguem seus bens e suas armas do serviço público, um novo passo para a consolidação do novo regime e às vésperas do fim da retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão.


"Pedimos para que todos que têm veículos, armas, munições e outros bens do governo entreguem os itens mencionados aos órgãos relevantes do Emirado Islâmico (como os talibãs se denominam) no prazo de uma semana", disse no Twitter o porta-voz principal do grupo, Zabihulla Mujahid.


O representante insistiu para que todos façam a entrega dentro deste período, para que "não haja necessidade de processar ou dar tratamento legal aos infratores caso sejam descobertos".


Embora os talibãs tenham tomado o poder em 15 de agosto, a liderança do movimento tinha ordenado aos seus combatentes que não entrassem nas casas dos funcionários do governo nem tomassem qualquer propriedade estatal até que a liderança decidisse.


O pedido de Mujahid de uma entrega voluntária foi feito neste sábado, enquanto se espera que os líderes fundamentalistas anunciem um novo governo, que os talibãs esperam ter em funções antes da retirada das tropas internacionais em 31 de agosto.


O movimento islâmico dá assim um novo passo no sentido de assumir o controle total do país, uma vez que os EUA e os aliados internacionais passam as suas últimas horas no país antes do prazo para a retirada total das tropas e o fim das evacuações internacionais.


Um dia após a vitória dos talibãs, os EUA assumiram o controle da área militar do aeroporto de Cabul com um aparente pacto de não agressão que permitiu as evacuações, mas que está prestes a terminar.


Fontes talibãs disseram à Agência Efe que as forças do grupo começaram a tomar o controle da zona militar do aeroporto, que já tinha sido entregue pelos americanos.


As forças especiais talibãs "Victorious Force" estão assumindo a parte militar do aeroporto de Cabul, disse Bilal Karimi, um porta-voz talibã. "Algumas partes (do aeroporto) foram evacuadas (por tropas estrangeiras) e as nossas forças tomaram o controle das mesmas", informou.


A situação de segurança na capital afegã é agora a maior preocupação, após o ataque do grupo jihadista Estado Islâmico no aeroporto de Cabul por um suicida enquanto uma multidão tentava embarcar em voos de evacuação para fugir do regime talibã. O ataque deixou pelo menos 170 mortos e dezenas de feridos. 


Do R7

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem