Dia 26 de setembro marca o dia Nacional do Surdo

Foto: Depositphotos





O Dia Nacional do Surdo comemorado neste dia 26 é uma data muito especial e que relembra a história e a luta dessa comunidade.


O 26 de setembro é conhecido como Setembro Azul. É um momento de celebração de toda a comunidade surda brasileira que luta há anos pela inclusão na sociedade.


A cor azul foi escolhida pois, durante a II Guerra Mundial, como os judeus que eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, todas as pessoas que possuíssem algum tipo de deficiência, deveriam levar no braço uma faixa azul, para serem facilmente identificados pelos nazistas e também às pessoas surdas. Uma herança triste, mas que dá força à luta dos surdos em todo o mundo. O Azul turquesa também foi escolhido por ser uma cor viva e vibrante, que representa o orgulho surdo e a cultura riquíssima que existe na comunidade e que não se esconde, nem se apaga, mas que brilha com orgulho como os surdos em relação a sua cultura e sua língua.


Caraúbas


Em Caraúbas a comunidade surda se fortaleceu com a chegada da Universidade Federal Rural do Semi-Árido em 2010 que trouxe o importante curso de licenciatura  Letras Libras para ouvintes e pessoas com surdez.


Também motivados pelos professores do curso de Libras alunos ouvintes e surdos organizaram a Associação de Surdos de Caraúbas - Ascar. no ano de 2016.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem