Hospital Regional de Caraúbas chama atenção para saúde do homem no encerramento da campanha do “Novembro Azul”

Hospital Regional de Caraúbas chama atenção para saúde do homem no encerramento da campanha do “Novembro Azul”


O Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas, ao longo do mês de novembro, promoveu diversas atividades com os profissionais de saúde sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina, alusiva à campanha Novembro Azul.


Na manhã deste sábado (27), aconteceu sua culminância com um café da manhã, sorteios e palestra de conscientização sobre a saúde integral do homem, entre outras atividades. 



O evento iniciou com as boas-vindas da diretora do hospital, Érica Câmara, que explicou que depois de a unidade promover, no mês passado, a campanha em defesa da saúde da mulher, o “Outubro Rosa”, o Hospital de Caraúbas faz questão de voltar as atenções, em novembro, às ações de educação aos cuidados com a saúde do homem, relacionados à importância do diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de próstata.



A enfermeira Elizabete Fernandes, fez um relato da experiência vivida com o seu pai Miné Fernandes (in memória), que teve câncer de próstata e por causa de um AVC que precisou cuidar primeiro desse AVC, retardo o tratamento do Câncer de Próstata, e o quadro se complicou. Elisabete concluiu a sua fala falando da importância dos homens se cuidarem enquanto é cedo.




Para a Assistente Social da unidade, Sônia Pereira, o novembro azul não se resume aos cuidados com a próstata, mas para alertar o público masculino sobre os cuidados com a saúde de forma integral. “Infelizmente os homens não têm a cultura de tratar da própria saúde desde cedo, então o Novembro Azul serve para chamar atenção justamente sobre esse cuidado, pois a expectativa de vida do homem é, em média, dez anos a menos do que a das mulheres. Devido a esse tabu.



Durante a programação teve uma palestra com o médico, Sterfferson Dantas, que falou sobre o tema. “Todo o homem tem próstata e por isso, é importante o cuidado com a saúde preventiva. Essa doença é silenciosa e os sintomas só aparecem quando já é descoberto, por isso, é necessário o rastreio”, observou o médico, que ainda esclareceu dúvida dos servidores e colaboradores sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento.



O  Assistente Social, Luis Junió, integranre da equipe do Servico Social do Hospital de Caraúbas deixou sua  mensagem e chamou a atenção para os colegas, que deveriam se questionar porque o Novembro Azul chama atenção para o câncer de próstata e não para outras patologias? Porque é o câncer de incidência alta e bastante silencioso e questionou também,  porque os homens são tão resistente para fazer o exame do toque. Alertando para a importância da quebra do tabu e realizar o exame.







































0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem