Polícia Federal deflagra operação em seis estados contra grupo especializado em furtos contra a Caixa Econômica Federal

Polícia Federal deflagra operação em seis estados contra grupo especializado em furtos contra a Caixa Econômica Federal



A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (10/11) a segunda fase da operação Pesca Urbana, para desarticular organização criminosa especializada em furtos em Terminais de Autoatendimento de agências da Caixa Econômica Federal e de outras instituições financeiras. Somente em 2021, 545 ocorrências vinculadas à organização criminosa foram registradas em unidades da Polícia Federal em todo o Brasil.


Policiais federais cumprem 18 mandados de prisão preventiva, 34 mandados de busca e apreensão e medidas assecuratórias para bloqueio de bens nos estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Espírito Santo. O grupo é investigado pelas unidades da Polícia Federal em Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Palmas (TO), Maringá (PR) e Aracaju (SE). As investigações contaram ainda com o apoio da Força-tarefa de Segurança Pública da Polícia Federal em Uberlândia (MG) e com a colaboração da Superintendência Regional de São Paulo.


As apurações iniciaram em janeiro de 2021, a partir do ataque da organização criminosa a nove agências da Caixa Econômica Federal na Serra Gaúcha, resultando na deflagração da primeira fase da Operação Pesca Urbana (23/4/21).


Após a deflagração da primeira fase da Operação, a organização criminosa prosseguiu com ataques a agências da Caixa Econômica Federal nas regiões da Grande Porto Alegre, do litoral do Rio Grande do Sul e em outros estados da Federação.


A ação de hoje visa à prisão de membros da organização criminosa, à apreensão de novos elementos de provas e de bens adquiridos com o produto dos crimes para ressarcir os prejuízos causados. Até a deflagração de hoje, 49 pessoas envolvidas com a organização criminosa já haviam sido presas em flagrante por furto a agências bancárias em diversos estados brasileiros.


Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, organização criminosa e outras práticas criminosas que venham a ser identificadas na sequência das investigações.


A operação foi denominada Pesca Urbana em razão do sistema utilizado pelo grupo criminoso para “fisgar” envelopes com valores depositados em terminais de autoatendimento de agências bancárias.


A entrevista coletiva será às 10h30 na Superintendência Regional da PF em São Paulo - Rua Hugo D'Antola, 95 / Sala 504 - Água Branca, São Paulo – SP)


Locais de cumprimento doa mandados de prisão preventiva:

  •  São Paulo/SP - 9
  • Aracaju/SE - 2
  • Cariacica/ES - 2
  • Florianópolis/SC - 3
  • Três Lagoas/MS - 1
  • Vitória da Conquista/BA - 1

TOTAL: 18


Locais de cumprimento dos mandados de busca e apreensão:

  • São Paulo/SP - 33
  • Atibaia - 1

TOTAL: 34

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem