Ladrões tentam furtar cabos e deixam cerca de 2.400 pessoas sem energia no Oeste do RN

Ladrões tentam furtar cabos e deixam cerca de 2.400 pessoas sem energia no Oeste do RN


Cerca de 2.400 pessoas estão sem energia desde a madrugada desta quinta-feira (6) depois que ladrões cortaram e tentaram furtar cabos da rede elétrica nas praias da região Oeste do Rio Grande do Norte. As áreas afetadas foram as praias de Ponta do Mel, Cristovão e Redonda, no município de Areia Branca.


De acordo com a companhia energética, a equipe de monitoramento de segurança percebeu o problema pouco depois de meia noite. Ao chegarem a estação, os suspeitos já haviam fugido e deixaram no local os cabos que foram cortados.


A Polícia Militar de Areia Branca foi acionada. Depois realizarem mais buscas na região, junto com a equipe da Cosern, foram encontrados mais cabos.


Segundo a Cosern, cerca de 2 toneladas de cabos foram recuperados nos últimos 15 dias em ocorrências de tentativa de furto no município de Areia Branca.


As localidades continuavam sem energia até a atualização desta matéria.


A Cosern informou que já solicitou a religação e que esquipes estão no local fazendo o conserto da rede. A previsão é que o serviço seja restabelecido até o início da tarde desta quinta-feira (6).


Números

De janeiro a agosto de 2021, o Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern registrou 357 ocorrências relacionadas ao furto de cabos – um aumento de 7,5 % em comparação ao mesmo período do ano passado.


As cidades com maiores registros de furtos foram Natal, Parnamirim e Areia Branca.


O roubo de cabos ocorre tanto nas redes de distribuição quanto no ramal (fio) que conecta o imóvel do consumidor à rede elétrica da distribuidora. O furto de cabos - que assim como o “gato” também representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo - causa transtornos para os consumidores, entre os quais a queima de eletrodomésticos e a interrupção do fornecimento.


Orientações

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta os consumidores a enviar um Whatsapp para o número (84) 3215-6001.


Enviar um SMS para 28116, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou Telefonar para o 116.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima sobre esse tipo de crime através do Disque Denúncia (181).


Por g1 RN

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem