Otan alerta que sinais indicam ‘ataque total’ da Rússia contra a Ucrânia

Otan alerta que sinais indicam ‘ataque total’ da Rússia contra a Ucrânia
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg — Foto: Johanna Geron/Reuters



O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, disse à televisão alemã ARD neste sábado (19) que “todos os sinais indicam que a Rússia está planejando um ataque total à Ucrânia”. “Todos concordamos que o risco de um ataque é muito, muito alto”, acrescentou Stoltenberg, que participou da Conferência de Segurança de Munique.


Apesar da afirmação, Stoltenberg declarou que ainda não é “muito tarde” para a Rússia diminuir a escalada de uma possível invasão ao país vizinho. Para ele ainda há a esperança de que a pressão dos países e as ameaças de sanções do Ocidente poderiam ajudar.


Moscou alega que está retirando soldados das fronteiras com a Ucrânia, no entanto, o Ocidente olha as afirmações com grande ceticismo. Stoltenberg declarou concordar com a declaração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que o país liderado por Vladimir Putin provoca tensão em regiões separatistas para criar uma oportunidade de ataque à Ucrânia.


Em relação às acusações da Rússia, de que o Ocidente havia quebrado promessas feitas na década de 1990 de não expandir a Otan para o leste, o secretário-geral defendeu que a organização “tem o direito de negociar com estados europeus soberanos” e que isso está declarado em vários tratados.


“Além disso, a Otan é uma aliança de 30 estados e as decisões sobre as negociações são sempre tomadas por todos os membros”, finalizou.


UOL

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem