Professores da rede estadual do RN aprovam indicativo de greve e divulgam data para começo da paralisação

Professores da rede estadual do RN aprovam indicativo de greve e divulgam data para começo da paralisação



Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte aprovaram em assembleia na tarde desta quarta-feira 2 o indicativo de greve. A decisão foi tomada em assembleia convocada após o governo cancelar uma audiência que estava marcada para às 11h desta quarta-feira, para discutir o aumento de 33,24% no piso da categoria. Há um ato público marcado para a sexta-feira, 4, em frente à Governadoria, na Zona Sul de Natal.


No site oficial do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do RN (Sinte-RN), o sindicato afirmou que o motivo do cancelamento da audiência teria sido a abertura dos trabalhos do Legislativo. Agora, o sindicato que representa a classe apontou que a greve está prevista para começar dia 14 de fevereiro, data em que as aulas começariam.


Antes, haverá uma nova Assembleia no dia de fevereiro, às 14h, para avaliar o cenário das negociações.


O Sinte-RN se manifestou a respeito da declaração da governadora Fátima Bezerra, na Assembleia Legislativa (ALRN) voltou a afirmar que pagará o Piso Salarial Nacional do Magistério. No entanto, o sindicato agora questiona quando será implantado o reajuste do piso.


Também faz parte das reivindicações da categoria a inclusão na pauta o plano de carreira dos funcionários, a lei do tempo integral e a lei do porte das escolas.


ENCAMINHAMENTOS

Todos os encaminhamentos apresentados durante a Assembleia foram aceitos pela maioria que participou. Ao todo, 93% dos participantes disseram sim, 4% votaram não, enquanto outros 3% se abstiveram. Veja abaixo as deliberações:


  • Indicativo de greve aprovado, com início da greve marcado para 14 de fevereiro, caso até essa data o Governo não apresente proposta;
  • Ato em frente à Governadoria nesta sexta-feira (04), às 9h;
  • Nova Assembleia em 07 de fevereiro, às 14h, para avaliar o cenário (se há negociação ou não/avaliar a audiência marcada para sexta, 04/02);
  • Veicular vídeo e spot em TVs e rádios;
  • Incluir na pauta o plano de carreira dos funcionários, a lei do tempo integral e a lei do porte das escolas;
  • Durante a jornada pedagógica comparecer de acordo com o cenário (protestar com cartazes);
  • Marcar reunião com as regionais e a categoria para mobilizar e fortalecer a luta, bem como recomendar que as regionais façam assembleias; e
  • Enviar ofício ao Governo do Estado comunicando as deliberações desta Assembleia.



Agora RN

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem