Câmara de Vereadores realiza Audiência Pública para discutir sobre resíduos sólidos e coleta seletiva em Caraúbas


Aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), uma audiência para discutir sobre a problemática dos resíduos sólidos e coleta seletiva no município. O evento que aconteceu na sede da Igreja Batista, reuniu vereadores , secretários municipais, autoridades, grupo de catadores e convidados de diversas instituições. A audiência foi uma propositura do vereador Tanildo Fernandes.


O presidente da Câmara Hamilton Bezerra parabenizou o propositor da matéria. Sabemos que o nosso objetivo é mostrar o papel do vereador na sociedade e se preocupar com o bem-estar dos munícipes. "Esta audiência é de extrema importância e a Casa Legislativa se engaja também nessa luta para discutir sobre esta problemática sobre os resíduos sólidos e coleta seletiva juntamente com a sociedade ", citou o presidente da Câmara.

O presidente da Acresea Rivaldo Fernandes fez sua explanação sobre o histórico de trabalho que a Associação ao longo de 14 anos vem realizando com um grupo de catadores que  juntos fazem uma grande coleta de lixo seletivo. O presidente Rivaldo Fernandes relatou ainda que é preciso muito apoio do poder público no apoio a esta instituição que está ajudando a amenizar o lixo no meio ambiente fazendo a coleta de forma correta.


O secretário de Planejamento Miguel Araruna, representante do prefeito Juninho Alves, em sua participação apresentou projetos realizados em prol do Meio Ambiente no município e destacou que a gestão está disponível a receber projetos por parte dos interessados no caso a Acresea. "Estamos disponíveis para juntos planejarmos e encontrarmos soluções para tentar resolver a problemática do lixão em Caraúbas", disse o secretário.


"A questão de resíduos sólidos e coleta seletiva é debatido há muitos anos, sou morador desta cidade e desejo assim  como a população em geral, que este problema seja resolvido com soluções que visem melhorar o fluxo de lixo jogado de forma desordenada em terreno próximo a moradias e a uma instituição educacional como a Ufersa", destacou o representante da Ufersa Lucas Torquato.

Ao final, foi feito alguns encaminhamentos pelo vereador Teófilo Fernandes e um deles é a criação de uma comissão para resolver estes assuntos. Outro encaminhamento foi a retomada do Convênio entre Prefeitura e Acresea. Também sobre a aquisição do terreno para realização de novo projeto e também, as instituições trabalhar a conscientização nas escolas sobre coleta de lixo.

O vereador Tanildo Fernandes encerrou pedindo engajamento das diversas instituições como Poder Executivo, Escolas, Igrejas, Loja Maçônica, ONG para juntos trabalharem em prol de um mundo melhor e mais limpo com a educação ambiental.

Estiveram presentes para debater o presidente da Câmara Municipal Hamilton Bezerra; vereador e propósito da audiência Teófilo Fernandes; representante da Prefeitura de Caraúbas, secretário de Planejamento Miguel Araruna; secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente Elionaldo Benevides; presidente da Associação Caraubense de Reciclagem Serviços e Educação Ambiental (Acresea), Rivaldo Fernandes; representante da Ufersa Lucas Torquato; representante do Ministério Público do RN Victor Breno e a  representante do Movimento Nacional dos catadores Josefa Avelino.






























































































0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem