Bombeiros do RN retornam de missão humanitária na Bolívia

Bombeiros do rio grande do norte retornam de missão humanitária na Bolívia

Após 15 dias de árduo trabalho no combate a incêndios florestais em regiões remotas da Bolívia, 10 bombeiros militares do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte retornaram ao Estado no último sábado (19), em Natal. A missão, realizada em cooperação humanitária internacional, mobilizou forças de diversos estados brasileiros e profissionais bolivianos.

Recebidos com emoção por familiares, colegas e autoridades locais, os bombeiros do RN foram reconhecidos pelo compromisso e dedicação demonstrados ao longo da missão, que foi marcada por desafios extremos, como o difícil acesso aos focos de incêndio nas províncias de Florida e San Ignacio de Velasco. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do RN destacou o impacto positivo da missão não só para a Bolívia, mas também para os próprios militares. “Essa experiência foi uma oportunidade de aprimorar ainda mais as técnicas de combate aos incêndios florestais. Nossos bombeiros voltam com novos aprendizados que serão compartilhados com toda a tropa, elevando o nível de resposta em situações similares aqui no nosso estado”, disse o comandante-geral coronel Monteiro.

Além de enfrentar as chamas em áreas de difícil acesso, os bombeiros potiguares também atuaram no monitoramento das regiões afetadas e na prevenção de novos focos, trabalhando em conjunto com as comunidades locais para evitar a propagação dos incêndios para áreas vizinhas. Essa ação foi crucial para minimizar os danos e proteger a fauna e flora da região.

Os 10 bombeiros embarcaram para a Bolívia no dia 25 de setembro, onde primeiramente se prepararam no estado do Mato Grosso antes de seguir para a missão internacional. A atuação dos bombeiros do RN faz parte de um esforço coletivo, com 43 bombeiros de outros estados já mobilizados no local.

A missão humanitária reforça a capacidade e o comprometimento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte em colaborar com ações de cooperação internacional e em proteger o meio ambiente, não só em âmbito estadual, mas em apoio a causas globais.

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem