E foi uma noite de muita sabedoria popular que a Escola Jonas Gurgel realizou sua 9ª Edição do tradicional Café com Cordel. Um evento 100% poético em suas mais diversas manifestações sejam poesias, danças e muita literatura de cordel que este ano iniciou com o forró pé de serra do artista Valdécio do Acordeon e banda. Com apresentação do evento em forma de cordel da professora Rugna Begna e uma mesa de convidados especiais que trouxeram suas experiências de vida e envolvimento com a literatura popular como Guilherme Ramalho que abrilhantou com seu talento inconfundível, em seguida o professor Gessival contribuiu com muito conhecimento cultural do nordeste e ao final Wesia Sena que também produziu uns versos para contribuir com o momento de sabedoria popular.
Veja Vídeo
Esteve prestigiando o evento a vice prefeita Kátia Linhares, representantes da secretaria de Educação, professores e alunos da Educação de EJA/Ensino Médio da Escola Lourenço Gurgel e também a gestora Samara juntamente com os alunos da EJA do Sítio Cachoeira.
Artistas populares como os repentistas cantadores de viola Damião da Silva e Zé Monteiro, poeta Asa Branca.
As turmas de EJA da Escola Jonas Gurgel trabalham sobre a cultura da literatura de cordel e sua influência na vida do povo nordestino, também apresentaram através de encenação, recitação de poesia e dança uma releitura de cordel em suas origens nordestinas.
Vale salientar que este projeto que já tem 9 anos de realização e foi criado por diversos professores que se dedicaram ao longo dos anos com afinco o ensino e enraizamento da cultura popular brasileira. A diretora Silvanir Pereira e vice Sônia Maria agradeceram aos primeiros professores incentivadores como Josenildo, Elielson Sales, Tayara Bezerra, Talita Melquíades, Lenilce Praxedes, Danuza Maia além do outros profissionais da escola que dê forma indireta contribuiram para fortalecer este evento que virou tradição e entrou para o calendário escolar da Escola Jonas Gurgel.
O evento Café com Cordel é sem dúvidas uma referência para os alunos da Educação de EJA que são motivados a leitura e encanto da poesia cordelista apresentada aos alunos como importante ferramenta educacional e cultural.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)