Estudantes caraubenses de odontologia da UFRN em Natal realizam ação de saúde bucal com idosos em Caraúbas

Estudantes caraubenses de odontologia da UFRN em Natal realizam ação de saúde bucal com idosos em Caraúbas

As jovens estudantes do 5º período de odontologia Brenda Carlos e Carol Cavalcante naturais de Caraúbas,RN estiveram na tarde desta quarta-feira (10) na sede do Grupo de Idosos Amantes das Caraubeiras realizando uma importante ação de Saúde bucal dentro do Projeto de Extensão da UFRN em Natal.

As estudantes de odontologia diante do quadro proposto pelo Projeto de Extensão, coordenado pela Profa. Dra Ericka Silveira, escolheram realizar no município de Caraúbas,RN com o público específico de em torno de 40 idosos, e na oportunidade foi realizada uma roda de conversa sobre o câncer de como prevenir, reconhecer as lesões. As alunas não só fizeram o exame físico nos participantes, como também  ensinaram a fazer o auto-exame de boca. Além de triarem pra o serviço de Estomatologia  da UFRN os casos  que necessitaram de uma avaliação mais cautelosa. 

De acordo com as estudantes a ação visa o diagnóstico de câncer oral que constitui um problema de saúde pública em vários países do mundo por exibir altas taxas de mortalidade e morbidade, fato esse associado tanto ao pouco conhecimento da população tanto pela falta de acesso aos serviços especializados no diagnóstico. “Como estamos vivenciando o "Julho Verde", campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, então resolvemos ultrapassar ainda mais as fronteiras da Universidade, trazendo o projeto para nossa cidade, e desde já agradecemos ao vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Paulo Brasil.

e a coordenadora dos idosos, Neuma Diniz por apoiarem nosso projeto cedendo o espaço e mobilizando o público alvo", enfatizou Brenda Carlos.

O projeto de extensão visa fortalecer o papel da universidade no diagnóstico precoce do câncer de boca através da divulgação e combate a essa enfermidade, bem como das lesões que a precedem, nos diferentes meios de comunicação e em diversos locais da cidade (unidades de saúde, unidades de permanência, praias e feiras livres), mostrando suas formas de apresentação clínica e de diagnóstico preventivo, fornecendo-se orientações a respeito do auto-exame de boca, de modo a tornar os pacientes agentes ativos no processo saúde/doença; além do exame clínico, em todas as suas etapas, à procura de qualquer lesão intra-óssea ou de tecido mole, encaminhando-se, nesse caso, os pacientes ao Serviço de Estomatologia do Departamento de Odontologia (DOD) da UFRN, especializado no diagnóstico de doenças bucais, para investigação minuciosa e tratamento adequado; promovendo saúde e qualidade de vida e bem-estar para toda a população assistida.


































Assessoria de Comunicação PMC





Posto Imperial é o melhor da região com combustíveis de qualidades certificado pelo Programa de Olho no Combustível


O Posto Imperial Há mais de 35 anos abastecendo o seu veículo com combustíveis de qualidades, traz a maior e melhor estrutura da região para lhe atender da melhor forma possível. Com uma equipe especializada para disponibilizar para você uma grande variedade de serviços. 

Os produtos que vendemos trazem a marca de qualidade e a tecnologia da Petrobras para o seu dia-a-dia: nas ruas e nos momentos de lazer. O programa "De Olho no Combustível", garante a qualidade do combustível nos postos certificados, como é o caso do Posto Imperial.

Não pense duas vezes na hora de ir à um posto de combustível, Posto Imperial é o seu parceiro e tem dedicação total a você!

O Posto Imperial fica localizado na RN 117, em Caraúbas
Tel: (84) 3337-2337






Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page


0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem