Concreto em poço de visita danifica sistema de esgoto em Mossoró, RN

Concreto em poço de visita danifica sistema de esgoto em Mossoró, RN


A ativação do sistema de esgoto do bairro Belo Horizonte foi comemorada pela população que desejava o serviço que daria fim a água servida nas calçadas. Infelizmente, nem todas as atitudes condizem com a postura cidadã de respeito ao atendimento coletivo. A equipe da Unidade de Esgotos de Mossoró deparou-se com uma situação criminosa na rua Francisco Lobato, no Belo Horizonte, próximo a praça Wilma Maia. Utilizaram concreto para fechar o poço de visita (aonde é feita a manutenção da rede de esgoto pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)

Os poços de visita são partes essenciais para o bom funcionamento da coleta de esgoto. Popularmente conhecidos como bueiros, é neste equipamento que a Caern realiza o serviço de desobstrução de esgoto. O mau uso por parte da população, com a presença de lixo e óleo de cozinha, já é de conhecimento dos empregados da Caern. Mas o uso de concreto é mais raro e a população precisa abolir práticas como estas que prejudicam muitas pessoas. Qualquer obstrução no poço, seja por  lixo, óleo de cozinha e até concreto, fará o esgoto jorrar em outra rua e prejudicar outras pessoas. Além dos danos ao equipamento da Companhia.

A equipe de esgoto da Caern consegue, em condições normais, executar os serviços registrados pelo 115 dentro do prazo de três dias e não há justificativas para o uso de práticas errôneas na tentativa de livrar-se de algum problema temporário na rede de esgoto. Outra questão é que nenhum equipamento da Caern deve ter interferência da população, haja visto, que existe risco biológico e até de morte para quem desrespeita essa orientação. 

Para retirar o concreto do poço de visita, a Caern terá que fazer uma operação minuciosa com o uso de retroescavadeira e no caso mais extremo de outros equipamentos. Mesmo assim, dependendo do dano, o poço de visita pode não ter como ser recuperado. O poço que foi concretado é feito em anel pré-moldado de concreto armado. A rua Francisco Lobato é área de passagem dos efluentes que estão sendo destinados a Elevatória 9, que bombeia a água servida até a Estação de Tratamento do Esgoto.

Caso o dano tenha sido irreversível, a Caern terá que arcar com o custo de construir outro poço de visita, além de substituir parte da rede, o que requer um prazo maior e causa mais transtornos. De acordo com Alysson Dionizio, engenheiro da Unidade de Esgoto de Mossoró, a atitude foi criminosa e está gerando outras reclamações em outras ruas causadas pelo fechamento danoso do poço de visita.

O artigo 163 do Código Penal enquadra como crime, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, o que vale para  bem ou serviços do Estado a quem a Caern integra. Danos aos equipamentos da Companhia são crimes contra o patrimônio público e contra a população.

A CAERN solicita que a população denuncie atitudes como essa por meio de seu canal de atendimento 115.




Caio Fabrício eletromóveis, esse sim conhece você e você conhece ele


Caio Fabrício eletromóveis, aqui você encontra as melhores marcas e o melhor preço da Cidade


Para quem procura o melhor na hora de mobiliar sua residência encontra em Caio Fabrício eletromóveis. La tem as melhores marcas em móveis e eletrodomésticos, preços especiais, pagamento facilitado e ainda trabalhamos de porta em porta com nosso crediário. 

Está hora de comprar móveis para sua casa. 

Venha visitar Caio Fabricio eletromóveis, por que seja qual for o seu estilo, você vai encontrar o que precisa e procura. E mais podemos dividir suas compras nos cartões ou venha conhecer nosso crediário. É por isso que caio Fabricio eletromóveis já é preferida da região, passe lá quando você for comprar moveis e eletrodoméstico, venha nos conhecer e seja você mais um cliente satisfeito. Caio Fabricio eletromóveis agora em novo endereço para melhor lhe atender, na rua major Cesário no 64 por traz do açougue público em Caraúbas se preferir entre em contato pelo telefone 84 9 9972-1306 e agende uma visita de um de nossos vendedores. 

Uma organização: Caio do Crediário.

Esse sim conhece você e você conhece ele

Coloque 996120707





Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page





0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem