Icém Caraúbas Penitenciária de Mossoró ativa projetos de agricultura - Icém Caraúbas Penitenciária de Mossoró ativa projetos de agricultura - Icém Caraúbas
  • ULTIMAS

    Seguidores

    Penitenciária de Mossoró ativa projetos de agricultura

    Penitenciária de Mossoró ativa projetos de agricultura


    Levar trabalho às unidades prisionais do Rio Grande do Norte tem sido uma das prioridades da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). E no Complexo Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, a terra voltou a ser semeada pelos internos. É o começo de um projeto maior que prevê novas lavouras, hortas orgânicas e o cultivo de 10 mil mudas de caju para doação aos atingidos pela seca. 

    O diretor da unidade penal, agente penitenciário Márcio Morais, no cargo há apenas 40 dias, explica que a terra foi preparada no dia 21 de setembro, com o arado do solo e instalação da irrigação, e que a plantação começou no dia 11 de outubro. “São cinco hectares de milho e três hectares de Jerimum cultivados por dez voluntários com experiência em agricultura. Esses internos terão direito a remição da pena de acordo com a Lei de Execuções Penais. A cada três dias de trabalho, um de remição. Esse tempo remido contará para seu livramento condicional”, falou. A ideia, explica, é replicar os conhecimentos do campo para outros internos. 

    A Seap tem estimulado o trabalho e a educação no Sistema Penal. O secretário Pedro Florêncio explica que o objetivo é manter o controle, a segurança e a disciplina nos presídios e levar ações que promovam a ressocialização como a realização de cursos profissionalizantes e de qualificação de mão de obra. “Estamos fazendo um convênio com a Secretaria de Agricultura para cultivo de mudas de caju na Mário Negócio. Vamos produzir mais de 10 mil mudas para doar aos municípios que tiveram prejuízo nas plantações  de caju com a seca”, disse o secretário. 

    Os próximos passos são iniciar a cultura de melancia e mamão e uma horta orgânica no setor feminino da unidade. “Temos cerca de 500 hectares de terras férteis, água e muitos internos e internas dispostos a trabalhar. A Seap está buscando a Emater como parceiro nos projetos de agricultura”, disse Márcio Morais. Essa primeira colheita já tem destino certo. O milho será usado para alimentação do gado e porcos criados na unidade agrícola. E o jerimum doado para escolas, creches e instituições de caridade de Mossoró.  “Estamos em busca de parcerias para novos projetos”, falou.   

    EDUCAÇÃO
    Quarenta internos do Complexo Penal Dr. Mário Negócio deram início esta semana ao curso de qualificação de padeiro e pedreiro promovidos pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) através de contrato com o Senai. São duas turmas, uma com 20 mulheres e outra com 20 homens, inscritos nos cursos com 160 horas aula. 

    O contrato entre Seap e Senai, no valor de R$ 245 mil,  contemplará 12 turmas em turmas de eletricista instalador predial, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, padeiro, mecânico de automóveis, pintor de automóveis, eletricista de automóveis, instalador hidráulico e lanterneiro de automóveis.
    .
    SEAP-RN/ASSECOM






    JH Manutenções: A melhor formatação e manutenção em computadores da região



    O JH Manutenções é uma empresa de Assistência Técnica de Informática, especializada no conserto e manutenção de computadores, bem como formatação completa, instalação de programas, instalação de jogos e aplicativos variados. Especializado em configuração de redes e muito mais.

    Além da garantia de 30 dias na formatação, JH Manutenções realiza um trabalho que tranqüiliza os seus clientes, salvando todos os seus documentos, como: fotos, vídeos, musicas e etc. antes de formatar. 

    Aqui você não perde nada, todos os seus arquivos serão salvos.

    Organização: João Honorato Alves 

    Rua Elizio Fernandes s/n pertinho da Capela de  Santo Antonio, no bairro Leandro Bezerra – Caraúbas/RN 

    Tel.:  84 9 9899-3401 




    Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 ► Envie seu comentário:

    Item Reviewed: Penitenciária de Mossoró ativa projetos de agricultura Rating: 5 Reviewed By: Icém Caraúbas
    Scroll to Top