Ultimas

Post Top Ads


19 de fevereiro de 2021

Seap suspende visitas presenciais em todas as unidades prisionais do RN

Seap suspende visitas presenciais em todas as unidades prisionais do RN


A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), considerando a grave crise de saúde pública motivada pela pandemia e a recomendação do Comitê de Crise do Covid-19 da pasta, para intensificar e fortalecer os cuidados preventivos de combate ao novo coronavírus, suspendeu a partir desta sexta-feira (19), as visitas presenciais dos parentes dos internos em todas as unidades prisionais do Rio Grande do Norte. As visitas virtuais (televisitas) ocorrerão normalmente. Antes da pandemia, o sistema penitenciário recebia, em média, 30 mil visitas/mês.


O Comitê da Seap considerou que a taxa de ocupação de leitos crítico está acima de 80%, com unidades hospitalares de referência com 100% de ocupação, alertando para um possível colapso de leitos na Região Metropolitana. Cita também a preocupação com a chegada de novas variantes do Sars-CoV-2.


O sistema prisional do RN não tem casos confirmados de internos infectados. Aliás, o Estado é o único do Nordeste sem registro de óbito pelo novo Coronavírus entre os cerca de 10 mil internos e servidores do Sistema Penitenciário. A suspensão visa garantir a segurança dos servidores, dos internos e seus familiares. As visitas estão suspensas em: Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta; Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta; Cadeia Pública de Mossoró; Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró; Cadeia Pública de Apodi; Cadeia Pública de Caraúbas; Cadeia Pública de Natal; Complexo João Chaves masculino e feminino; Cadeia Pública de Parnamirim; Penitenciária Estadual de Parnamirim; Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim; Cadeia Pública de Nova Cruz; Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó; Penitenciária Estadual de Pau dos Ferros; e na Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento (UPCT).


Para minimizar os prejuízos causados pela suspensão das visitas presenciais, a Seap implementou no segundo semestre de 2020 o programa de televisita aos presos. As visitas virtuais mediante agendamento permanecem em funcionamento em todas as unidades do Estado.


A Seap, inclusive, disponibilizou um novo serviço de cadastramento presencial para os novos visitantes virtuais. Para tanto, o interessado deve comparecer a Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento (UPTC), na Rua Iguatú, 411, bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, das 8h às 14h, com exceção das quartas-feiras e domingos.

Nenhum comentário:

Seguidores