Com uso de helicóptero, SEAP reforça segurança no Complexo de Alcaçuz no RN; veja vídeo


A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) intensificou e reforçou o patrulhamento ostensivo nas áreas internas e externas do Complexo que abriga a Penitenciária Estadual de Alcaçuz e a Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, com efetivos dos grupos operacionais da Polícia Penal e apoio da Polícia Militar e do helicóptero Potiguar 1 da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). 


A ação é um complemento a rotina de segurança realizada diariamente pelos policiais penais das equipes de plantão nas duas unidades. Na semana passada, a SEAP realizou o treinamento do Plano de Contingência contra motins, rebeliões e ameaças externas contra o Complexo.  


O secretário da SEAP, Pedro Florêncio Filho, explica que estão sendo empregados já há alguns dias efetivos extras do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC) em turnos de 24h. Drones também estão sendo utilizados na ação. “O objetivo é elevar o padrão de segurança com essas medidas preventivas”, enfatizou. 


Equipes especializadas da PM também patrulham a área externa, inclusive com a realização de blitzen e abordagens no entorno do estabelecimento prisional com supervisão do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).


Na área interna, os servidores realizaram operações específicas de revista minuciosa nas celas, nas estruturas e nos pátios. Cadeados, grades e portões automatizados são checados diariamente. O complexo abriga 2.330 detentos e, na atual gestão, não foram registrados incidentes como fugas, motins ou rebeliões, estando numa situação de total disciplina e controle dos internos. 


INTELIGÊNCIA

A SEAP está investindo R$ 7,6 milhões num moderno sistema eletrônico de segurança inteligente que atua de forma integrada, incluindo circuito fechado de TV, alarme, controle de acesso, sonorização, automação de iluminação, videomonitoramento e análise imagens nos presídios. São equipamentos de última geração que colocarão o RN no topo do uso de novas tecnologias na segurança do ambiente prisional. 


O sistema está em estágio de implantação no Complexo de Alcaçuz. Segundo Pedro Florêncio, o estabelecimento prisional já é monitorado remotamente pela Seap e as imagens são compartilhadas em tempo real, também, para o Ciosp. A grande mudança que ocorre agora é o uso de novas tecnologias, como as câmeras que possuem “inteligência artificial” para contagem de pessoas; reconhecimento facial; leitura de placas; linhas inteligentes de perímetro; detecção de movimento; entre outras funções de última geração. Todo o sistema operará por uma rede de informática nova, sem usar a rede local das unidades, resultando num conjunto mais eficiente e seguro.

Com uso de helicóptero, SEAP reforça segurança no Complexo de Alcaçuz no RN; veja vídeo





0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem