Para relembrar: Grande show de Caçula Benevides na festa de São Sebastião em 2012; com Biografia a sanfoneiro





Homenagem do site Icém Caraúbas ao saudoso sanfoneiro Caçula Benevides, nascido no dia 01 de dezembro de 1945 e faleceu no dia 19 de junho 2015, deixando uma saudade eterna.

Biografia de Caçula Benevides: 

No dia 01 de dezembro de 1945, nasceu na fazenda Igarapé, município de Caraúbas, Manoel Monteiro Benevides, filho de Maria Amélia Benevides e Lino Monteiro. Logo passaram a chamá-lo de Caçula Benevides por ser o mais novo dos homens da família. Aos dois anos de idade ficou órfão de pai. Teve uma infância alegre e divertida, tinha um sonho que era aprender a tocar violão.

Com doze anos de idade, olhava muito o seu irmão João, mexendo em uma sanfona velha. E o mesmo passou a se interessar por este instrumento. Caçula foi convidado a tocar “Umas Valsas” festa muito comum na época, onde os demais convidados fizeram uma “cota” para arrecadar dinheiro para paga-lo. Passando alguns meses , o senhor Francisco Xavier de Menezes, mas conhecido como Xixico Canela, comprou uma sanfona nova para Caçula, para pagar do jeito que ele pudesse, ele aprendeu a tocar o instrumento ouvindo rádio. E logo foram aparecendo mais apresentações, e com um ano a sanfona foi paga.

Tempos depois formou um grupo chamado Caçula e seu Regional. Tocou durante dez anos na Rádio Rural de Mossoró, no programa a Hora da Qualhada, apresentado por Manuel Alves, cinco anos participou do programa Forró do Coronel na Rádio Centenário de Caraúbas apresentado por Tadeu Benevides, apresentou se também por doze anos na Sociedade Educadora Caraubense (SEC), e nove anos o Arraia dos Namorados da Escola Estadual Antonio Carlos.

Durante a visita de Luiz Gonzaga (o rei do baião) na cidade de Caraúbas, Caçula bateu pandeiro e triângulo para o mesmo, e tiveram uma longa conversa no Hotel Central da cidade.

Em uma das suas apresentações conheceu Vera Lúcia, logo passaram a namorar e em seguida casaram-se, tiveram cinco filhos, Ary, Arylene, Aryana, Aryleyde e Emanuel Victor. Anos mais tarde, formou uma outra banda de forró por nome de Clave de Sol, mais tarde por motivos de saúde o mesmo passou um ano sem fazer seus shows.

Em seguida juntamente com um cantor por nome de Nilson Viana, formaram novamente outra banda, “Melão de Cheiro”, passaram quatro anos juntos, onde foi gravado o seu primeiro CD. .Após a saída de Nilson Viana, ainda com a banda Melão de Cheiro, Caçula gravou mais quatro CDs de forró e outro com apenas solos de sanfona.

No ano de 2006 na Praça dos Festejos em Caraúbas foi gravado o seu primeiro DVD ao vivo, juntamente com o CD. Após alguns anos Caçula se desfez da banda e decidiu seguir carreira em um grupo de Forró Pé de Serra, onde foi gravado mais um Cd.

Ao longo de sua vida Caçula fez varias apresentações com pessoas famosas, que entre elas estão Dominguinhos, Dorgival Dantas, Santana, Beto Barbosa, Os três do Nordeste, Sirino e Sirano, Amazam, Limão com Mel, Calcinha Preta, Toca do vale, Aviões, Fagner e muitos outros.

Um amigo por nome de Marcos Lopes, pediu que Caçula fosse para Natal, não explicou para que, chegando lá uma surpresa para o mesmo, pois passou dia tocando com Dominguinhos, e Santana. Para Caçula esse dia foi muito especial.

Morte do sanfoneiro Caçula Benevides:

O sanfoneiro Caçula Benevides morreu no dia 19 de junho 2015, no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. O músico sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e foi levado no 10 de junho 2015 para o Hospital Regional de Caraúbas, e em seguida, pela gravidade do problema, transferido para Mossoró, onde veio a óbito.

sanfoneiro Caçula Benevides ficou famoso com seu Forró Pé de Serra, conhecido como o mestre da sanfona e fez suas apresentações em muitas cidades do Nordeste, deixando uma saudade eterna!!!

O site Icém Caraúbas se orgulha de ter conhecido e ter feito diversas matérias com o sanfoneiro Caçula Benevides.


0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem