UERN pede apoio do senador Jean para organizar, catalogar e preservar documentos históricos da região de Mossoró

UERN pede apoio do senador Jean para organizar, catalogar e preservar documentos históricos da região de Mossoró



Professores do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) apresentaram na tarde de hoje, 09, ao senador Jean Paul Prates, o funcionamento do centro de documentação voltado a salvaguardar, organizar, catalogar e preservar documentos de interesse da sociedade potiguar.


Coube aos docentes Leonardo Rolim, Fabiano Mendes, Lindercy Lins e André Seal explicar a importância do trabalho realizado pelo Nudoph e solicitar apoio do senador em expandir as atividades e ampliar o acesso ao acervo.


Um projeto enviado pelos docentes está concorrendo em um edital do Ministério da Justiça a um financiamento de mais de R$ 2 milhões para a aquisição de equipamentos e construção de um prédio próprio.


O senador colocou seu mandato à disposição do projeto do Núcleo, que é ligado ao Departamento de História do Campus Central da Uern.


“Vamos ver com a nossa equipe técnica como a gente pode ajudar a expandir a preservação desses documentos, seja com novos equipamentos, com um espaço mais confortável, porque é muito importante a preservação, a divulgação, a disponibilização para a pesquisa, para o público”, destacou Jean Paul Prates.


O professor Leonardo Rolim, que detalhou o projeto de ampliação especificando os equipamentos e estrutura necessários, avalia a visita como positiva.


“Temos um trabalho de digitalização de documentos e disponibilização, o mais importante, tanto pro meio acadêmico, pra pesquisa científica, relacionada ao Rio Grande do Norte e à própria Uern. Cerca de 50% do acervo do Nudoph hoje é de documentos da própria Universidade, dos ex-reitores, das ex-reitoras e da própria Instituição. O senador se mostrou bem interessado da gente construir um prédio só para o Nudoph e se prontificou a acompanhar o edital que estamos concorrendo. Caso não sejamos contemplados no edital completamente, ele ajudarà a comprar alguns equipamentos para melhorar nosso processo de digitalização e disponibilização”, detalhou o docente.


Para Fabiano Mendes, professor de História e pró-reitor adjunto de Extensão, a visita pode vir a dar impulso para o trabalho que o Nudoph tem e ampliar as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão.


O professor e o senador conversaram com o INSTAGRAMA DO MOSSORO HOJE sobre o projeto para resgatar o patrimônio histórico e cultural da região de Mossoró.


“É uma porta que se abre, um diálogo que começa a ficar mais forte e vamos ver se a gente incrementa um pouco mais o nosso Núcleo com a sensibilidade do mandato do senador. A importância disso é a penetração nas escolas, o uso que as instituições podem fazer, parcerias que podem ser firmadas com municípios, com outros equipamentos ligados à memória. Nosso objetivo é crescer, mas com uma estrutura mais solidificada. E essa visita do senador pode ajudar nessa solidificação”, ressaltou.


Acompanharam a visita o professor Esdras Marchezan, assessor de Governança da Informação da Uern, a vereadora Marleide Cunha e a deputada estadual Isolda Dantas.


Com informações da Assessoria da UERN e do MOSSORÓ HOJE.







0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem